Problemas de documentação, chassi adulterado e motores roubados são irregularidades que podem trazer prejuízos aos consumidores, até mesmo judiciais. Algumas irregularidades, como substituição de peças originais do veículo, por exemplo, não configuram crimes, porém, interferem no preço de revenda dos veículos. Para que o consumidor não se depare com nenhum desses problemas, realizar uma perícia nos veículos é muito importante, pois adotando essa postura terá em mãos um laudo que atesta a procedência do veículo, indicando qualquer irregularidade no automóvel periciado.
Pensando na segurança do consumidor, há oito meses a Assovepar firmou parceria com a Terceira Visão, empresa especializada em perícia veicular. A perícia realizada pelos peritos criminais tem a finalidade de constatar alterações em qualquer identificador do veículo – números do chassi, motor, câmbio, eixos, etiquetas, vidros, entre outros – a fim de evitar que o consumidor seja vítima de golpes, comprando veículos adulterados, roubados ou furtados. Além disso, o veículo examinado que não apresentar nenhum problema, recebe uma etiqueta de identificação e o consumidor um laudo que descreve as características do veículo, os itens examinados pela perícia e fotografias dos números de chassi e motor. Dessa forma, o consumidor que tiver seu carro periciado terá certeza da procedência do veículo.
Hoje cerca de 50% das lojas associadas à Assovepar já realizam esse serviço. Para o presidente da Associação, a parceria com a Terceira Visão representa um avanço no mercado de automóveis, já que o consumidor terá a qualidade do veículo comprado atestada por um laudo técnico reconhecido nacionalmente.
Irregularidades
Desde setembro de 2007, quando as lojas associadas à Assovepar passaram a realizar os serviços de perícia veicular, foram encontradas irregularidades em aproximadamente 70 veículos inspecionados. Foram automóveis com cortes estruturais – substituição de teto, traseira ou dianteira – chassis implantados, câmbios lixados e motores adulterados.
Esses problemas foram detectados a tempo, antes que os revendedores comprassem esses veículos e repassassem ao consumidor. "Esse é um serviço que protege tanto o revendedor quanto o consumidor, todos saem ganhando, o lojista deixa de comprar para sua loja carros de origem duvidosa e o consumidor sai satisfeito com o laudo que atesta a boa procedência do automóvel que está adquirindo", explica Lidacir Antonio Rigon, presidente da Assovepar.
Para o consumidor Wílson Machado de Godói, ter um carro inspecionado significa tranqüilidade. "Não conhecia os serviços de perícia veicular da Terceira Visão. Ao procurar um seminovo na loja associada à Assovepar, Exclusiva Veículos, tive a oportunidade de conhecer os serviços e comprar um veículo com procedência atestada por um laudo técnico. Esse foi um grande diferencial para a escolha do veículo. Isso porque, já tive conhecimento de casos em que consumidores tiveram problemas comprando carros adulterados. Hoje em dia, todo cuidado é pouco, certamente, ter o carro inspecionado me garante maior segurança".