Além das novas linhas, a grande novidade do modelo fica por conta do motor 2.5 YD a diesel, que recebeu nova geração da tecnologia common-rail e conta com 174 cavalos de potência e 40,3 kgfm de torque a 3.000 rpm. Quando chegar às concessionárias dos EUA e Europa, em março, o jipão vai ter apenas esta opção de motorização.
Entretanto, no fim do ano, receberá também o propulsor V6 4.0, a gasolina, com 289 cavalos e 38,5 kgfm. De série, o modelo conta com câmbio manual de seis marchas, mas automático de cinco também está disponível.
Seu interior é refinado e conta com sete assentos, divididos em três fileiras, com cerca de 64 configurações diferentes. Dependendo da versão de acabamento, o Pathfinder traz de série faróis com lâmpadas de xenônio, sistema de navegação com reconhecimento de voz, ajuste elétrico dos bancos dianteiros e ar-condicionado eletrônico.
Para atender o mercado europeu, a Austrália e o Oriente Médio, o jipão será produzido na planta da Nissan em Barcelona (Espanha). A fábrica do Tennessee (EUA) vai abastecer os continentes norte e sul-americano.