Versão com apelo “off-road” da “station wagon” do Passat, a Passat Alltrack foi apresentada no inicio da semana passada pela Volkswagen. O modelo que será apresentado oficialmente, no Salão de Tóquio, conta com tração integral e deve ocupar um espaço entre o Passat Variant “normal” e o Tiguan.
Seu principal rival serviu de inspiração e é “de casa”, o Audi A4 Allroad, sem esquecer da recém lançada Peugeot 508 RHX. Além da versão com tração integral, haverá também uma versão com tração dianteira apenas. ) que define o padrão Passat Alltrack são os pára-choques de proteção, levando peças de plástico preto do corpo.
Em alguns países os consumidores poderão escolher entre o motor 2 litros Turbodiesel de 140 ou 170 cv, ou ainda o 2.0 TSI a gasolina. Por lá haverá opção entre transmissão de 6 velocidades manual ou a automática DSG, que é a de dupla embreagem. Seu visual foi alterado e recebeu apliques em plástico nos pára-choque e pára-lamas com a missão de dar a aparência tão comum aos nossos modelos “adventure” ou “cross”. Apesar disso, a altura e a largura continua do modelo continuaram inalteradas, com 1.820 mm e 4.771 mm, respectivamente.
O seu ângulo de ataque, de entrada e de saída foram aumentados em relação a Variant normal, estando agora em 12,8º, 16º e 13,6º, graças ao aumento da suspensão do modelo em 30 mm, aumentando também o vão livre do solo, que está em 165 mm agora.
Por último, a Volkswagen anunciou o “off-road driving programme”, que é o sistema trabalhando e ajustando eletronicamente o diferencial, o ABS, o controle de tração, o auxílio de descida em ladeira e nos carros equipados com transmissão DSG, a caixa de câmbio, fornecendo um modo de guiar mais voltado para o “off-road”. O “kit” aventureiro do Passat Variant ainda inclui “rack” de teto e rodas de alumínio aro 18″ calçadas em pneus para uso misto .Entre os itens de série da Alltrack estão interior em Alcantara .