Recentemente chegou as concessionárias Volkswagen, o Passat CC (sigla que significa “Comfort Coupé”) é o primeiro cupê de quatro portas da montadora alemã.
Destina-se a homens da classe A, com idade acima de 40 anos, exigentes e bem-sucedidos, que valorizam exclusividade e sofisticação, aliado a esportividade de carros velozes e potentes.
Produzido em Emden, na Alemanha, chega ao mercado brasileiro numa única versão, equipada com motor V6 3.6 litros. Recheado de equipamentos, a novidade custa R$ 174.290.
Internamente seu requinte é complementado pelo bom acabamento, apliques em alumínio escovado no painel, console central e portas, além de bancos revestidos de couro e volante multifuncional com controle para o rádio (CD player com MP3 e espaço para seis discos, entrada auxiliar e oito alto-falantes), computador de bordo e troca de marchas, por meio de hastes na coluna de direção.
O ar-condicionado digital, “dual-zone”, atende às preferências de motorista e passageiro.
O único equipamento opcional é o teto solar de vidro, com abertura angular de 40 milímetros, por R$ 5.100. A pintura externa metálica também é cobrada a parte (R$ 1.395,00).
O motor V6 3.6 litros entrega 300 cavalos de potência a 6.600 rpm, de acordo com a Volkswagen.
Seu torque máximo de 35,6 kgfm, disponível a partir dos 2.400 rpm, é mais que suficiente para empurrar o motorista contra o banco no primeiro toque no acelerador. O cupê acelera de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A convite da Volkswagen, tivemos a oportunidade de guiar o cupê nas rodovias que ligam a cidade de São Carlos a Campinas, no interior de São Paulo. A chave fica no painel, ao lado direito do volante, enquanto o freio de estacionamento é eletrônico, com função “auto-hold”, que permite ao motorista sair da inércia apenas com um toque no acelerador.
Em ruas esburacadas e lombadas, a carroceria baixa do cupê pede atenção. Seu câmbio automatizado de seis marchas possui tecnologia DSG (Direct Shift Gearbox), conhecida como dupla embreagem.
O câmbio também traz as opções ‘S’ (Sport) e trocas manuais, que podem ser feitas por borboletas atrás do volante. Sua tração é integral (4Motion). Enfim, é um carro agradável de dirigir, confortável, seguro, e que encanta quem o dirige.
Ficha técnica
Carroceria: sedã, 5 lugares, 4 portas
Motor: V6, 3.6 FSI, 24 válvulas, gasolina
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 4
Pot. Máx: 300 cavalos a 6.600 rpm
Torque Máx: 35,6 mkgf entre 2.400 a
5.300 rpm
Injeção: direta
Transmissão: automatizada
Tração: Integral permanente 4Motion
Câmbio: Tiptronic de seis velocidades
Suspensões: Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada, na dianteira, e independente, com braço transversal e longitudinal e mola helicoidal, na traseira.
Freios: sistema de freios ABS, pelo controle de tração (ASR), pelo controle de estabilidade (ESP) e pelo bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).
Pneus: 235/40 R18
Rodas: liga-leve aro 18 polegadas