Passat CC une esportividade e elegância

Recentemente chegou as concessionárias Volkswagen, o Passat CC (sigla que significa “Comfort Coupé”) é o primeiro cupê de quatro portas da montadora alemã.

Destina-se a homens da classe A, com idade acima de 40 anos, exigentes e bem-sucedidos, que valorizam exclusividade e sofisticação, aliado a esportividade de carros velozes e potentes.

De design fluido e interessante, o Passat CC é dono de uma beleza quase indiscutível que salta aos olhos.

Produzido em Emden, na Alemanha, chega ao mercado brasileiro numa única versão, equipada com motor V6 3.6 litros. Recheado de equipamentos, a novidade custa R$ 174.290.

Internamente seu requinte é complementado pelo bom acabamento, apliques em alumínio escovado no painel, console central e portas, além de bancos revestidos de couro e volante multifuncional com controle para o rádio (CD player com MP3 e espaço para seis discos, entrada auxiliar e oito alto-falantes), computador de bordo e troca de marchas, por meio de hastes na coluna de direção.

Nos bancos dianteiros, há controle elétrico ajuste longitudinal, de altura e lombar, e o condutor ainda pode memorizar sua posição favorita.

O ar-condicionado digital, “dual-zone”, atende às preferências de motorista e passageiro.

O único equipamento opcional é o teto solar de vidro, com abertura angular de 40 milímetros, por R$ 5.100. A pintura externa metálica também é cobrada a parte (R$ 1.395,00).

O motor V6 3.6 litros entrega 300 cavalos de potência a 6.600 rpm, de acordo com a Volkswagen.

Seu torque máximo de 35,6 kgfm, disponível a partir dos 2.400 rpm, é mais que suficiente para empurrar o motorista contra o banco no primeiro toque no acelerador. O cupê acelera de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

A convite da Volkswagen, tivemos a oportunidade de guiar o cupê nas rodovias que ligam a cidade de São Carlos a Campinas, no interior de São Paulo. A chave fica no painel, ao lado direito do volante, enquanto o freio de estacionamento é eletrônico, com função “auto-hold”, que permite ao motorista sair da inércia apenas com um toque no acelerador.

Na estrada, o Passat CC mostrou a calma de um sedã, comportamento dosado pela suspensão, independente nas quatro rodas (McPherson, na dianteira, e Four-Link, na traseira).

Em ruas esburacadas e lombadas, a carroceria baixa do cupê pede atenção. Seu câmbio automatizado de seis marchas possui tecnologia DSG (Direct Shift Gearbox), conhecida como dupla embreagem.

O câmbio também traz as opções ‘S’ (Sport) e trocas manuais, que podem ser feitas por borboletas atrás do volante. Sua tração é integral (4Motion). Enfim, é um carro agradável de dirigir, confortável, seguro, e que encanta quem o dirige.

Ficha técnica

Carroceria: sedã, 5 lugares, 4 portas
Motor: V6, 3.6 FSI, 24 válvulas, gasolina
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 4
Pot. Máx: 300 cavalos a 6.600 rpm
Torque Máx: 35,6 mkgf entre 2.400 a
5.300 rpm
Injeção: direta
Transmissão: automatizada
Tração: Integral permanente 4Motion
Câmbio: Tiptronic de seis velocidades
Suspensões: Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada, na dianteira, e independente, com braço transversal e longitudinal e mola helicoidal, na traseira.
Freios: sistema de freios ABS, pelo controle de tração (ASR), pelo controle de estabilidade (ESP) e pelo bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).
Pneus: 235/40 R18
Rodas: liga-leve aro 18 polegadas

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