A dupla curitibana formada por pai e filho, Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Master Power), fez uma boa corrida no GP Cidade de São Paulo, disputada no domingo (25/1), ficando em segundo lugar na Geral e em primeiro lugar na Categoria III, durante a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, realizada no Autódromo Internacional de Interlagos (SP).
O evento organizado pelo Interlagos Motor Clube fez parte das festividades dos 455 anos da cidade de São Paulo e teve a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A vitória na Geral e na Categoria I foi da equipe Via Itália, com o trio Chico Longo, Daniel Serra e Chico Serra, pilotando uma Ferrari 430 GT2, que completou as 233 voltas da prova no tempo de 6h50min49s278.
Categoria III
Largando da quinta posição na Geral e pole-position da Categoria III, a dupla curitibana Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus) passou a imprimir seu ritmo de prova, mantendo seu protótipo Predador nas primeiras colocações até a primeira parada nos boxes para efetuar a troca de pilotos e reabastecimento.
Com o apoio técnico da Billy Motorsport, a equipe fez três paradas nos boxes e usou 4 jogos de pneus. O carro estava perfeito, mas quando faltavam 10 voltas para o fim, o carro perdeu as quatro primeiras marchas e chegou a preocupar.
“Fiquei apreensivo com a quebra do câmbio no fim da prova, mas consegui levar o carro até a bandeirada final. Toda a equipe está de parabéns, devido ao empenho e a estratégia que traçamos. Começamos 2009 com o pé direito e vamos rumo ao título neste campeonato”, disse Jair Bana (Master Power).
Durante todos os treinos livres, oficiais e classificatórios o trio curitibano Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral Isoldi/Fabrício Colla (Academia Gustavo Borges/AMD Rental) teve problemas na parte elétrica do seu Protótipo Spyder e largou da 25.ª posição.
Mas na corrida, conseguiram superar as dificuldades e concluiu a prova na 11.ª posição na Geral e quarto lugar na Categoria III, completando as 172 voltas no tempo de 6h51min49s071.
“Novamente tivemos muitos problemas durante os treinos oficiais e classificatórios. Para a corrida o carro melhorou um pouco, fizemos as paradas previstas e concluímos a prova. Mas precisamos melhorar o carro se quisermos brigar pelo título da temporada 2009 do Brasileiro de Endurance”, argumentou Rodrigo Gonçalves.
Categoria IV
Outros curitibanas na prova foram, Algacir Sermann, Geraldo Sermann, Beto Cazuni (Grupo PoliService), com o Gol n.º 30, que largaram na pole position em sua categoria, tiveram que parar duas vezes a mais nos boxes, para a troca de um rolamento e depois efetuar a troca da caixa de câmbio.
Mesmo assim, concluíram a prova na 12.ª posição na Geral e terceiro na Categoria IV. Já a equipe Le Lac/Le Parc/Le Champ/Banco Peugeot, com um Peugeot 206, pilotado por José Cordova, Marcos Ramos e Gastão Weigert, largou da segunda posição na Categoria IV e vinha bem na prova até a 68.ª volta, quando quebrou a suspensão traseira direita de seu carro e tiveram que abandonar a corrida. A segunda etapa do Brasileiro de Endurance está marcada para o dia 5 de abril, com a realização das “3 Horas de Tarumã”. (BN)