As memoráveis aventuras de aproximadamente 100 jornalistas, que percorreram estradas e trilhas brasileiras em seis carros Chevrolet Flexpower, estão contadas no livro em textos do jornalista Nereu Leme e retratadas nas fotos de Pedro Danthas. O livro terá uma versão em inglês.
São 340 fotos distribuídas em 204 páginas, num formato diferenciado, 28×28 centímetros (página fechada) e 56 cm (página aberta), valorizando as fotos instantâneas tiradas na passagem da expedição pelas estradas brasileiras, caminhos e trilhas, bebendo asfalto e comendo poeira pelos caminhos do ouro, visitando praias belíssimas, cruzando o sertão seco e sofrido do Nordeste e atravessando os infinitos planaltos do Brasil Central.
A Flexpedition cruzou o País, passando por 24 dos 26 estados brasileiros. O objetivo das expedições, relatadas no livro, que começaram no dia 25 de agosto de 2006, e terminaram no dia 20 de setembro de 2007 (com algumas paradas no meio do caminho), foi mostrar o Brasil real de estradas boas, estradas ruins, terra, lama, lindas praias, lugares bonitos ou lugares pobres.
O livro tem 10 capítulos (um para cada etapa das três expedições), e um capítulo final, uma espécie de bastidores, dedicado aos valentes organizadores das viagens e aos corajosos participantes dessas aventuras, em momentos históricos de descontração e de conquistas.
Para ver e amar o Brasil da janela de um Chevrolet é uma homenagem dos organizadores das expedições ao nosso Brasil continental, cheio de contrastes, estradas difíceis e malconservadas, lugares pobres e necessitados, mas também de belas paisagens e povo hospitaleiro. De acordo com o editor Luiz Cézar Thomaz Fanfa, criador da Flexpedition, vale a pena conhecer o Brasil da janela de um Chevrolet! De norte a sul, de leste a oeste.