Um carro esporte de alto desempenho para estradas e pistas. Assim será o novo 911 GT3 RS, que a Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG de Stuttgart, Alemanha, lançará no mercado europeu a partir de outubro. Esta variação do GT3 é particularmente ajustada para uso nas pistas. Diferencia-se por seu desempenho e por proporcionar a experiência prazerosa de pilotar um carro de corrida, embora atenda a todos os requisitos de um carro esporte com permissão para circular nas ruas e estradas.
Seu interior contém o que se espera num carro com vocação esportiva: dois bancos reclináveis com baixo peso, feitos em materiais compostos de fibra de carbono – como equipamento de série e no pacote "club sport". É possível afixar estrutura de proteção (santantônio) e há preparação para fiação de chave geral. Cinto de segurança de seis pontos para o piloto e extintor de incêndio também estão disponíveis. O acabamento interno é preto; teto, volante e alavanca de câmbio são revestidos em couro Alcantara de alta qualidade.
É equipado com motor de 6 cilindros "boxer" com 3,6 litros de cilindrada e gera 415 cv de potência máxima a 7.600 rpm – o corte de rotação acontece a 8.400 rpm. A potência por litro é de 115,3 cv. Esses números são idênticos aos do atual GT3, mas o RS alcança desempenho ainda melhor. Relação mais curta da transmissão de seis marchas, ao volante do motor de massa única e ao peso menor do veículo, o motor aumenta de rotação de maneira mais livre, permitindo ao 911 GT3 RS acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos – um décimo de segundo mais rápido que o GT3. Ele precisa de apenas 13,3 segundos para ir de 0 a 200 km/h e atinge velocidade máxima de 310 km/h.
Uma característica do novo "RS" é a carroceria. Em comparação com o 911 GT3, ela tem 44 mm a mais na traseira – uma herança dos modelos Carrera 4 e Carrera 4S. O visual traseiro musculoso é completado por uma bitola mais larga que, além de melhorar a estabilidade direcional, aumenta o potencial de aceleração lateral deste cupê de dois lugares.
A versão de rua do GT3 RS tem soluções técnicas que também estarão presentes na futura versão de corrida. Entre elas estão braços de suspensão independentes na traseira, e componentes da carroceria em fibra de carbono. As cores disponíveis são Prata Ártico metálico ou preto. Como opção, o GT3 RS pode ser comprado em laranja ou verde. Todos os logotipos do carro e as próprias rodas são desenhados em laranja ou preto, de maneira a contrastar com a pintura da carroceria.
