A versão Dualogic do Palio é apenas mais uma opção para o modelo mais vendido da Fiat, que na última reestilização ganhou nova frente (mais moderna), seguindo toda a família Palio. A traseira também chegou com novidades, novas lanternas, “brake light” e “spoiler traseiro”.
Mas o consumidor que decidir pelo Dualogic, certamente não estará atrás do “design”, mas sim do conforto ao dirigir.
Se levarmos em conta o tamanho do carro, até pode ser. Mas uma coisa é certa: dirigir o Palio Dualogic é prazeiroso. Só quem dirigiu um, sabe muito bem do que estamos falando.
Mas o que significa ter um câmbio Dualogic em seu carro? Essa tecnologia se diferencia de um câmbio automático normal por dar a opção de escolha ao motorista em deixar as marchas serem trocadas sozinhas pelo sistema ou ele mesmo realizar as trocas, de forma manual.
É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo. O motorista pode optar em dirigir o carro no automático ou no manual. É a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para a Fórmula-1, que estreou na escuderia Ferrari.
Essa transmissão só é vendida na versão ELX Dualogic 1.8 Flex que desenvolve 112 cv de potência máxima (gasolina) e 114 cv (álcool), ambos a 5.500 rpm. O torque é de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 (álcool) a 2.800 rpm. Com motorização 1.8 e câmbio Dualogic o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos (gasolina) e 9,4 segundos (álcool) e atinge a velocidade final de 188 km/h (gasolina) e 190 km/h (álcool). Preço sugerido do Palio Dualogic é de R$ 38.030,00. (BN)
Ficha técnica
Carroceria: hatch, 4 portas
Motor: dianteiro, transversal, 1.8 litro Flex
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Cilindrada: 1.796 cc
Potência: 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool) a 2.800 rpm
Injeção: eletrônica Magneti Marelli, multiponto, sequencial indireta
Compressão: 10,5:1
Transmissão: automatizada
Tração: dianteira
Câmbio: automatizado de cinco marchas
Suspensões
Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal
Traseira: com rodas independentes (eixo de torção) com barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET; mola, helicoidal
Dianteiro: a disco ventilado, com pinça flutuante
Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 185/60 R 15 82T
Rodas: 5,5 x 15″ em aço estampado
Dimensões / Pesos / Capacidades
Compr.: 3,84 metros
Largura: 1,64 metros
Altura: 1,44 metros
Entre-Eixos: 2,37 metros
Combustível: 48 litros
Porta-Malas: 275 litros
Carga útil: 400 kg
Desempenho
Aceleração: 9,6 segundos (gas) e 9,4 segundos (álcool)
Velocidade: 188 km/h (gas) e 190 km/h (álcool)
Preço: R$ 38.030,00