A versão Dualogic do Palio é apenas mais uma opção para o modelo mais vendido da Fiat, que na última reestilização ganhou nova frente (mais moderna), seguindo toda a família Palio. A traseira também chegou com novidades, novas lanternas, “brake light” e “spoiler traseiro”.
Mas o consumidor que decidir pelo Dualogic, certamente não estará atrás do “design”, mas sim do conforto ao dirigir. Fazem parte da sua lista de equipamentos de série, (além do câmbio automatizado), alerta do limite de velocidade, alerta de manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, bancos traseiros rebatíveis, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, barras de proteção nas portas e bolsas e porta-objetos nas portas dianteiras.
Quando pensamos num Palio equipado com transmissão automatizada, questionamos: não é muito câmbio para pouco carro?
Se levarmos em conta o tamanho do carro, até pode ser. Mas uma coisa é certa: dirigir o Palio Dualogic é prazeiroso. Só quem dirigiu um, sabe muito bem do que estamos falando. Primeiro não há aquele incômodo de ter que pisar na embreagem todas às vezes que se troca uma marcha. Falando nelas, as trocas são suaves e passam para o motorista a sensação de esportividade.
Mas o que significa ter um câmbio Dualogic em seu carro? Essa tecnologia se diferencia de um câmbio automático normal por dar a opção de escolha ao motorista em deixar as marchas serem trocadas sozinhas pelo sistema ou ele mesmo realizar as trocas, de forma manual.
Desenvolvido por engenheiros da FPT Powertrain Technologies e da Magneti Marelli, o Câmbio Dualogic é uma caixa de câmbio tradicional onde o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica.
É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo. O motorista pode optar em dirigir o carro no automático ou no manual. É a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para a Fórmula-1, que estreou na escuderia Ferrari.
Mas não é só o câmbio automatizado que merece elogios. O motor do Palio Dualogic trabalha em perfeita harmonia com ele e essa união proporciona o prazer ao dirigir.
Essa transmissão só é vendida na versão ELX Dualogic 1.8 Flex que desenvolve 112 cv de potência máxima (gasolina) e 114 cv (álcool), ambos a 5.500 rpm. O torque é de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 (álcool) a 2.800 rpm. Com motorização 1.8 e câmbio Dualogic o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos (gasolina) e 9,4 segundos (álcool) e atinge a velocidade final de 188 km/h (gasolina) e 190 km/h (álcool). Preço sugerido do Palio Dualogic é de R$ 38.030,00. (BN)
Ficha técnica
Carroceria: hatch, 4 portas
Motor: dianteiro, transversal, 1.8 litro Flex
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Cilindrada: 1.796 cc
Potência: 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool) a 2.800 rpm
Injeção: eletrônica Magneti Marelli, multiponto, sequencial indireta
Compressão: 10,5:1
Transmissão: automatizada
Tração: dianteira
Câmbio: automatizado de cinco marchas
Suspensões
Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal
Traseira: com rodas independentes (eixo de torção) com barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET; mola, helicoidal
Dianteiro: a disco ventilado, com pinça flutuante
Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 185/60 R 15 82T
Rodas: 5,5 x 15″ em aço estampado
Dimensões / Pesos / Capacidades
Compr.: 3,84 metros
Largura: 1,64 metros
Altura: 1,44 metros
Entre-Eixos: 2,37 metros
Combustível: 48 litros
Porta-Malas: 275 litros
Carga útil: 400 kg
Desempenho
Aceleração: 9,6 segundos (gas) e 9,4 segundos (álcool)
Velocidade: 188 km/h (gas) e 190 km/h (álcool)
Preço: R$ 38.030,00