Por se tratar de um modelo esportivo, o Palio 1.8R ganhou novas lentes em seu farol de policarbonato fumê, com máscara e canhões dos faróis em preto saindo pelas laterais. Outro detalhe que chama atenção na dianteira: a grade do radiador em preto com as bordas pintadas de cinza. São pequenos cuidados que tornam a versão ainda mais característica. Para realçar a esportividade, o 1.8R conta com saia dianteira pintada na cor do veículo e faróis de neblina de série.
O visual esportivo é complementado com rodas em liga leve com desenho exclusivo, 5,5" x 14 polegadas, com pneus 185/60 R14. O 1.8R mede 3,82 metros de comprimento, 1,63 metros de largura e 1,43 metros de altura. O compartimento de bagagem não é ruim para um "hatch" – são 290 litros.
Por se tratar de um modelo esportivo, os engenheiros regularam uma suspensão mais dura. Na traseira é do tipo com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de dupla ação e molas helicoidais.
E os estilistas resolveram espalhar o logotipo 1.8R pelo Palio. Há a identificação nas laterais com faixas cinza, na parte traseira do carro, no painel na parte interna e na soleira das portas. Tudo para "identificar bem" a versão esportiva. (BN)
OLHO CLÍNICO
Também as coifas do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem pespontos vermelhos em material de nova textura, presente também na parte traseira dos bancos dianteiros. Além disso, a versão ganhou novas pedaleiras esportivas. Frisos do painel, painéis de portas, apliques dos pomos do freio de mão e do câmbio e as molduras internas das maçanetas são pintados de cinza.
Na lista de equipamentos opcionais, há "air bag" para motorista e passageiro, CDPlayer com MP3, CD changer e volante com regulagem em altura. Entre os inúmeros detalhes esportivos, e olha que são muitos neste Fiat, as pedaleiras esportivas não poderiam ter faltado.
O Palio 1.8R está equipado com o motor bicombustível 1.8 Flex, também utilizado no Fiat Idea. Essa motorização desenvolve 113 cavalos de potência máxima quando abastecida somente com gasolina e 115 cv com álcool, sempre a 5.500 rpm e torque máximo de 17,8 mkgf com gasolina e 18,6 mkgf com álcool, ambos a 2.800 rpm. Com esse motor e o câmbio manual de cinco marchas, o Palio 1.8R acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (gas) e 9,2 seg (álcool) e atinge a velocidade final de 189 km/h (gas) e 191 km/h (álcool). O 1.8R conta com freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira. O ABS é opcional. A posição de dirigir é muito boa e todos os comandos são de fácil acesso e visualização.
Seu motor responde rápido ao toque no acelerador, tanto nas retas quanto nas subidas mais íngremes. Na subida da Serra, na BR-277, por exemplo, mostrou sua força. As ultrapassagens são feitas com segurança por conta dessa resposta rápida. Neste trecho, pudemos também avaliar a eficiência dos freios – ótima – e da estabilidade do carro nas curvas mais acentuadas. O carro é firme e transmite confiança ao motorista. E dirigir o esportivo Palio 1.8R pela cidade agrada e muito. (BN)