Palio 1.8R: um esportivo diferente

Especialista em modelos mais apimentados – afinal criou versões de sucesso como o Uno 1.5R, o Uno 1.6R e o Uno Turbo – mais uma vez a Fiat Automóveis agrada aos consumidores com o lançamento do Palio 1.8R. E não poderia ser diferente, pois a versão esportiva, criada pelo Centro de Estilo da Fiat Brasil, possui muitos pontos positivos como o motor 1.8 Flex com ótimo desempenho, boa lista de equipamentos de série, bonito "design", cores "berrantes", preço, e claro, detalhes que dão a esportividade ao carro.

Por se tratar de um modelo esportivo, o Palio 1.8R ganhou novas lentes em seu farol de policarbonato fumê, com máscara e canhões dos faróis em preto saindo pelas laterais. Outro detalhe que chama atenção na dianteira: a grade do radiador em preto com as bordas pintadas de cinza. São pequenos cuidados que tornam a versão ainda mais característica. Para realçar a esportividade, o 1.8R conta com saia dianteira pintada na cor do veículo e faróis de neblina de série.

A suspensão desta versão esportiva do Palio foi retrabalhada e na dianteira é do tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, possui amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. O Palio 1.8R chama a atenção por onde passa. Talvez não seja somente a cor, mas também o grande logotipo "1.8R" com faixas cinza estampado em sua lateral, pegando as duas portas.

O visual esportivo é complementado com rodas em liga leve com desenho exclusivo, 5,5" x 14 polegadas, com pneus 185/60 R14. O 1.8R mede 3,82 metros de comprimento, 1,63 metros de largura e 1,43 metros de altura. O compartimento de bagagem não é ruim para um "hatch" – são 290 litros.

Visto de traseira, o Palio 1.8R exibe detalhes mais forte de esportividade do que a dianteira. Chamam a atenção o "spoiler" traseiro, as lanternas traseiras fumê (a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta), a ponteira do escapamento em aço inoxidável e as rodas de liga leve.

Por se tratar de um modelo esportivo, os engenheiros regularam uma suspensão mais dura. Na traseira é do tipo com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de dupla ação e molas helicoidais.

E os estilistas resolveram espalhar o logotipo 1.8R pelo Palio. Há a identificação nas laterais com faixas cinza, na parte traseira do carro, no painel na parte interna e na soleira das portas. Tudo para "identificar bem" a versão esportiva. (BN)

OLHO CLÍNICO

Internamente, o Fiat Palio 1.8R agrada bastante, graças aos detalhes colocados pelos estilistas para dar um ar mais esportivo ao interior do carro. Os bancos esportivos receberam novos tecidos, diferente das outras versões, e contam com costuras vermelhas, combinando com os cintos de segurança da mesma cor, que remetem ao Fiat Uno 1.5R como uma homenagem.

Também as coifas do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem pespontos vermelhos em material de nova textura, presente também na parte traseira dos bancos dianteiros. Além disso, a versão ganhou novas pedaleiras esportivas. Frisos do painel, painéis de portas, apliques dos pomos do freio de mão e do câmbio e as molduras internas das maçanetas são pintados de cinza.

O painel de instrumentos possui iluminação vermelha e ponteiros com iluminação branca e azul. Com excelente visualização, ele incorpora o "Trip Computer B", que permite monitorar dois trechos de viagem simultaneamente. Para completar o bonito "design", os frisos do painel são da cor cinza. Entre os equipamentos de série há alerta de velocidade, ar-condicionado, computador de bordo, conta-giros, direção hidráulica, hodômetro parcial, relógio digital, tomada de corrente 12V no console central e vidro traseiro térmico.

Na lista de equipamentos opcionais, há "air bag" para motorista e passageiro, CDPlayer com MP3, CD changer e volante com regulagem em altura. Entre os inúmeros detalhes esportivos, e olha que são muitos neste Fiat, as pedaleiras esportivas não poderiam ter faltado.

Os aficionados por carros desse segmento adoram.

O Palio 1.8R está equipado com o motor bicombustível 1.8 Flex, também utilizado no Fiat Idea. Essa motorização desenvolve 113 cavalos de potência máxima quando abastecida somente com gasolina e 115 cv com álcool, sempre a 5.500 rpm e torque máximo de 17,8 mkgf com gasolina e 18,6 mkgf com álcool, ambos a 2.800 rpm. Com esse motor e o câmbio manual de cinco marchas, o Palio 1.8R acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (gas) e 9,2 seg (álcool) e atinge a velocidade final de 189 km/h (gas) e 191 km/h (álcool). O 1.8R conta com freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira. O ABS é opcional. A posição de dirigir é muito boa e todos os comandos são de fácil acesso e visualização.

Seu motor responde rápido ao toque no acelerador, tanto nas retas quanto nas subidas mais íngremes. Na subida da Serra, na BR-277, por exemplo, mostrou sua força. As ultrapassagens são feitas com segurança por conta dessa resposta rápida. Neste trecho, pudemos também avaliar a eficiência dos freios – ótima – e da estabilidade do carro nas curvas mais acentuadas. O carro é firme e transmite confiança ao motorista. E dirigir o esportivo Palio 1.8R pela cidade agrada e muito. (BN)


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