Palio 1.8R resgata tradição esportiva

ja813.jpgCom o lançamento do Palio 1.8R, a Fiat resgatou a charmosa tradição esportiva, utilizada nas versões de motorização 1.5 e 1.6 do Uno, entre 1987 e 1994, com destaque para o Uno Turbo, considerado por muitos um verdadeiro esportivo.

Garantindo visual mais esportivo, o Palio 1.8R ganhou acessórios que o diferenciam do restante da linha. Entre eles estão faixas laterais e nas tampas traseiras, com logotipo ?R?, máscara e canhões dos faróis finalizados em preto, ?spoiler? traseiro cinza, rodas de liga leve de 14 polegadas e lanternas fumê. O modelo vem ainda com faróis de neblina e ?brake-lights?, ambos itens de série. Outro destaque fica por conta das bordas da grade do radiador, pintadas de cinza, enquanto seu fundo tem acabamento preto.

ja812.jpgNo seu interior, o destaque fica por conta das novas cores de revestimento dos bancos e dos cintos de segurança vermelhos, uma homenagem ao Uno 1.5R. Por dentro, diferenciam a versão a nova iluminação do painel de instrumentos – vermelha, em vez de laranja – com ponteiros em azul. Pedaleiras esportivas e detalhes em vermelho na alavanca do câmbio finalizam o pacote de itens exclusivos da versão esportiva do Palio. O carro é oferecido com quatro cores externas: vermelho Modena e amarelo Indianápolis, ambas sólidas, e as metálicas preto e prata.

O novo esportivo compacto da Fiat Automóveis sai de fábrica muito bem equipado. Além dos itens e acabamentos exclusivos, traz, entre seus equipamentos de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, My Car Fiat (que permite ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro), computador de bordo, duplo porta-luvas, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, ?brake-light?, faróis de neblina e luz interna temporizada.

ja821.jpgComo opcionais são oferecidos ?kit? viva-voz para celular com tecnologia ?bluetooth?, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, bolsas infláveis dianteiras e laterais, sensores de luminosidade e de chuva, toca-CD com MP3, disqueteira no porta-luvas e freios com sistema ABS. (BN)

OLHO CLÍNICO

O Palio R é equipado com motor de 1.8 litro flexível em combustível (pode ser abastecido com gasolina ou álcool em qualquer proporção). Com apelo esportivo é o mesmo propulsor usado pelo Idea e o Stilo Flex, 1.8 bicombustível, entretanto com um cavalo a mais do que a unidade oferecida na minivan e no ?hatch? médio.

ja822.jpgDe acordo com Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, a engenharia da fábrica remapeou o sistema de gerenciamento eletrônico do motor e alterou também a resposta do acelerador eletrônico, Tudo para garantir alguma melhoria de desempenho. Quando utiliza 100% de álcool, são 115 cavalos, 5 a mais que o do propulsor 1.8 do restante da linha, e 18,6 kgfm de torque a 2.800 rpm. Segundo a Fiat, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, ante 10 segundos do Palio 1.8 HLX. A velocidade máxima, ainda de acordo com a montadora, é 191 km/h.

Seu câmbio de 5 marchas teve a relação de diferencial encurtada, o que colaborou para melhorar (ainda que de forma imperceptível) o desempenho do carro em aceleração. Abastecido apenas com gasolina, o Palio 1.8R rende 113 cavalos e 17,8 kgfm de torque, também a 2.800 rpm. Nessas condições, segundo a Fiat, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h.

ja824.jpgEm trecho marcado por subidas íngremes, a unidade avaliada com 100% de álcool no tanque de combustível. Pediu poucas reduções de marchas, não somente devido à potência extra do motor, mas também ao diferencial mais curto.

O peso de 1.073 kg e a relação peso/potência de 9,33 kg/cv contribuem para a aceleração, superior ao do restante da linha Palio, e as retomadas rápidas.

As suspensões também foram alteradas, com a adoção de molas 15 % mais duras e de amortecedores recalibrados. Somadas aos novos pneus 185/60 R14, as alterações resultaram em diminuição de 1,2 centímetro na altura do carro em relação ao solo.

Ao volante, são as alterações que mais se fazem sentir. Mais firme, aumentou o prazer de guiar. O Palio R inclina a carroceria pouco menos em relação ao ?normal?, demonstrando boa estabilidade, desde que dirigido dentro dos limites ditados pelas leis que regem nosso trânsito, tanto urbano como rodoviário. Durante a avaliação, o carro mostrou que os ?cavalos? extras o deixaram mais esperto, garantindo dirigibilidade esportiva. Deve agradar ao público jovem. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V

Cilindrada: 1.796cm3

Potência: 113 cv (gasolina) e 115 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 17,8 kgfm (gasolina) e 18,6 kgfm (álcool) a 2.800 rpm

Taxa de compressão: 10,5:1

Câmbio: Manual, de cinco marchas

Comprimento: 3,82 m

Largura: 1,63 m

Altura: 1,43 m

Entre-eixos: 2,37 m

Porta-malas: 290 litros

Peso: 1.073 kg

Suspensão: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora na dianteira, e  rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora na traseira

Freios: Dianteiros a disco ventilado, e traseiros, a tambor

Tanque: 48 litros

Preço sugerido: R$ 39.990,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo