O novo motor Fire 1.4 Flex (com 80 cv de potência @ 5500 rpm e 12,2 kgm de torque quando abastecido com gasolina e 81 cv @ 5500 rpm e 12,4 kgm com álcool), passou a equipar a linha 2006 das versões ELX dos novos Fiat Palio. O ?design? dos modelos não recebeu alteração alguma. A nova geração, que está no mercado há algum tempo, teve mudanças fortes que agradaram como os faróis dianteiros maiores e linhas mais fluídas.

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É nítida a evolução da Família Palio ao longo dos anos. Os modelos ganharam novos equipamentos e incorporaram itens de requinte com o passar dos anos, que até justificam o gradual aumento de preço que também receberam. Com a chegada da terceira geração, os automóveis ganharam o volante e a manopla do câmbio parecidos com os do Stilo, bancos maiores e mais confortáveis e painel central mais bonito.

O painel de instrumentos continua simples, mas passa as informações necessárias ao condutor. Além disso, agora os veículos contam com equipamentos de série que inclui computador de bordo, limpador e lavador do vidro térmico traseiro, calotas integrais, sistema MY CAR e pára-choques pintados na cor do carro. E opcionais que há cerca de cinco anos eram impensáveis para modelos ditos populares, como CD player com MP3, espelho eletrocrômico e sensor de chuva entre outros.

Mas o grande referencial do Palio 1.4 Flex é mesmo o novo motor, que em relação ao modelo 1.3, tem 10 cavalos a mais de potência. O motor é produzido na subsidiária brasileira da Fiat-Powertrain e foi desenvolvido simultaneamente com o novo 1.4, de 16 válvulas, a gasolina, feito pela matriz italiana. Segundo a montadora, o processo simultâneo de desenvolvimento garantiu ao propulsor nacional o que existe de mais avançado no mundo, no que se refere a projeto e testes.

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Em função da maior potência, o motor 1.4 Flex ganhou novo bloco e saia maior para permitir mais giro do virabrequim. Outra novidade é o cabeçote, cujo desenho permite facilidade e uniformidade no enchimento da câmera de combustão, melhorando o rendimento volumétrico, segundo a Fiat. Há ainda novo coletor de admissão, com composição da parede interior de plástico e quatro sistemas integrados, como o sistema de partida a frio ?full group?. A novidade desta tecnologia é a presença de dois injetores, um para cada dois cilindros, que realizam a injeção de gasolina na partida do motor quando necessário. (BN)

OLHO CLÍNICO

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Avaliamos a versão ?hatch? da família Palio equipada com novo motor 1.4 em circuito que reuniu rodovias e trechos urbanos. O carro mostrou que está mais ágil, mas peca um pouco pelo nível de ruído.

Com a introdução do motor 1.4 Flex de 80 cv, as versões intermediárias da família Palio ganharam força extra e agilidade. Segundo a Fiat do Brasil, com gasolina, o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos, enquanto o modelo com motor 1.3 precisa de 14,6 s. Abastecido com álcool, o carro vai da imobilidade a 100 km/h em 13,6 segundos (ante 14,4 segundos do 1.3). A velocidade máxima também ficou maior. Com motor 1.3, o carro atinge 157 km/h, número que subiu para 165 km/h (com gasolina). Abastecido com álcool, o Palio ELX 1.4 Flex alcança velocidade máxima de 166 km/h, ante 159 km/h de seu predecessor.

Ainda segundo a montadora de Betim (MG), o consumo na estrada é de 17 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (álcool). Na cidade, o carro faz 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l quando abastecido com álcool. Durante a avaliação foi possível notar que na estrada o carro não decepciona. O motorista consegue aceleração rápida e boa velocidade final, que é mantida sem necessidade de redução de marcha em pequenas subidas.

Na cidade o carro também ficou mais esperto. As arrancadas estão melhores e os engates das marchas continuam precisos, uma vez que o câmbio não passou por alterações. É um modelo que incorpora conforto e, com potência extra, ficou mais atraente para aqueles que valorizam a agilidade.

O novo Palio 1.4 Flex é comercializado nas concessionárias da marca a partir de R$ 29.830,00, preço da versão ELX sem opcionais, preço que pode subir para R$ 34.500,00 dependendo dos acessórios escolhidos.

A chegada do motor 1.4 Flex deixa o Palio ELX mais forte para enfrentar seus principais concorrentes, o Citroën C3 e o Peugeot 206, ambos equipados com propulsor 1.4 de 75 cavalos. A Fiat é a montadora com mais ofertas de veículos bicombustíveis, com vendas representando 50% do total e até o fim do ano o objetivo é atingir 80% de todos os carros comercializados por ela. Boas ofertas não faltam e a concorrência é grande. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V

Cilindrada: 1.368 (cm³)

Potência: 80 cv (gasolina) e 81 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 12,2 kgfm (gasolina) e 12,4 kgfm (álcool) a 2.250 rpm

Taxa de compressão: 10,35:1

Câmbio: Manual, de cinco marchas

Comprimento: 3,82 m

Largura: 1,63 m

Altura: 1,43 m

Entre-eixos: 2,37 m

Porta-malas: 290 litros

Peso: 1.091 kg

Suspensão: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e telescópicos, na dianteira, e rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais, na traseira

Freios: Dianteiros a disco ventilado, e traseiros, a tambor

Tanque: 48 litros