Palio 1.4 Flex ELX com alma renovada

JA811.jpgO novo motor Fire 1.4 Flex (com 80 cv de potência @ 5500 rpm e 12,2 kgm de torque quando abastecido com gasolina e 81 cv @ 5500 rpm e 12,4 kgm com álcool), passou a equipar a linha 2006 das versões ELX dos novos Fiat Palio. O ?design? dos modelos não recebeu alteração alguma. A nova geração, que está no mercado há algum tempo, teve mudanças fortes que agradaram como os faróis dianteiros maiores e linhas mais fluídas.

É nítida a evolução da Família Palio ao longo dos anos. Os modelos ganharam novos equipamentos e incorporaram itens de requinte com o passar dos anos, que até justificam o gradual aumento de preço que também receberam. Com a chegada da terceira geração, os automóveis ganharam o volante e a manopla do câmbio parecidos com os do Stilo, bancos maiores e mais confortáveis e painel central mais bonito.

JA812.jpgO painel de instrumentos continua simples, mas passa as informações necessárias ao condutor. Além disso, agora os veículos contam com equipamentos de série que inclui computador de bordo, limpador e lavador do vidro térmico traseiro, calotas integrais, sistema MY CAR e pára-choques pintados na cor do carro. E opcionais que há cerca de cinco anos eram impensáveis para modelos ditos populares, como CD player com MP3, espelho eletrocrômico e sensor de chuva entre outros.

JA813.jpgMas o grande referencial do Palio 1.4 Flex é mesmo o novo motor, que em relação ao modelo 1.3, tem 10 cavalos a mais de potência. O motor é produzido na subsidiária brasileira da Fiat-Powertrain e foi desenvolvido simultaneamente com o novo 1.4, de 16 válvulas, a gasolina, feito pela matriz italiana. Segundo a montadora, o processo simultâneo de desenvolvimento garantiu ao propulsor nacional o que existe de mais avançado no mundo, no que se refere a projeto e testes.

Em função da maior potência, o motor 1.4 Flex ganhou novo bloco e saia maior para permitir mais giro do virabrequim. Outra novidade é o cabeçote, cujo desenho permite facilidade e uniformidade no enchimento da câmera de combustão, melhorando o rendimento volumétrico, segundo a Fiat. Há ainda novo coletor de admissão, com composição da parede interior de plástico e quatro sistemas integrados, como o sistema de partida a frio ?full group?. A novidade desta tecnologia é a presença de dois injetores, um para cada dois cilindros, que realizam a injeção de gasolina na partida do motor quando necessário. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgAvaliamos a versão ?hatch? da família Palio equipada com novo motor 1.4 em circuito que reuniu rodovias e trechos urbanos. O carro mostrou que está mais ágil, mas peca um pouco pelo nível de ruído.

Com a introdução do motor 1.4 Flex de 80 cv, as versões intermediárias da família Palio ganharam força extra e agilidade. Segundo a Fiat do Brasil, com gasolina, o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos, enquanto o modelo com motor 1.3 precisa de 14,6 s. Abastecido com álcool, o carro vai da imobilidade a 100 km/h em 13,6 segundos (ante 14,4 segundos do 1.3). A velocidade máxima também ficou maior. Com motor 1.3, o carro atinge 157 km/h, número que subiu para 165 km/h (com gasolina). Abastecido com álcool, o Palio ELX 1.4 Flex alcança velocidade máxima de 166 km/h, ante 159 km/h de seu predecessor.

ja825.jpgAinda segundo a montadora de Betim (MG), o consumo na estrada é de 17 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (álcool). Na cidade, o carro faz 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l quando abastecido com álcool. Durante a avaliação foi possível notar que na estrada o carro não decepciona. O motorista consegue aceleração rápida e boa velocidade final, que é mantida sem necessidade de redução de marcha em pequenas subidas.

Na cidade o carro também ficou mais esperto. As arrancadas estão melhores e os engates das marchas continuam precisos, uma vez que o câmbio não passou por alterações. É um modelo que incorpora conforto e, com potência extra, ficou mais atraente para aqueles que valorizam a agilidade.

O novo Palio 1.4 Flex é comercializado nas concessionárias da marca a partir de R$ 29.830,00, preço da versão ELX sem opcionais, preço que pode subir para R$ 34.500,00 dependendo dos acessórios escolhidos.

A chegada do motor 1.4 Flex deixa o Palio ELX mais forte para enfrentar seus principais concorrentes, o Citroën C3 e o Peugeot 206, ambos equipados com propulsor 1.4 de 75 cavalos. A Fiat é a montadora com mais ofertas de veículos bicombustíveis, com vendas representando 50% do total e até o fim do ano o objetivo é atingir 80% de todos os carros comercializados por ela. Boas ofertas não faltam e a concorrência é grande. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V

Cilindrada: 1.368 (cm³)

Potência: 80 cv (gasolina) e 81 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 12,2 kgfm (gasolina) e 12,4 kgfm (álcool) a 2.250 rpm

Taxa de compressão: 10,35:1

Câmbio: Manual, de cinco marchas

Comprimento: 3,82 m

Largura: 1,63 m

Altura: 1,43 m

Entre-eixos: 2,37 m

Porta-malas: 290 litros

Peso: 1.091 kg

Suspensão: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e telescópicos, na dianteira, e rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais, na traseira

Freios: Dianteiros a disco ventilado, e traseiros, a tambor

Tanque: 48 litros

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo