Está chegando às revendas da marca, este mês, o novo Pajero TR4, desenvolvido na fábrica MMC Automóveis em Catalão, Goiás. Entre as novidades, o novo modelo ganhou mudanças no visual e um ar mais esportivo. Chega com novo conjunto ótico de faróis duplos independentes, pára-choque e entradas de ar integradas, setas nos pára-choque, e setas laterais, agora com lente branca.
Na traseira, as lanternas ganharam novo molde e a iluminação está disposta separadamente e a luz de ré também fica no pára-choque. Seu "design" esportivo é marcado pelo "rack" de teto em alumínio e pelo novo desenho das rodas de liga leve de 16 polegadas com os pneus que podem ser com perfil STR (225/70 R16) de uso misto direcionado ao piso de asfalto ou AT (225/70 R16) voltada ao fora-de-estrada.
Falando em "off-road", o novo TR4 conta com quatro alternativas de tração: 4X2, 4X4 contínuo, 4X4 com bloqueio diferencial central com o qual é possível andar na lama ou areia e até mesmo em terrenos com cascalho, e o 4X4 com bloqueio diferencial central e reduzida. Destas, apenas a última não permite que a tração seja acionada a 100 km/h.
Segundo a Mitsubishi, o Pajero TR4 tem ângulo de entrada de 38 graus e de saída de 41 graus, e os 215 mm de altura livre do solo permitem ao modelo transpor áreas alagadas de 60 centímetros de profundidade. Outro ponto de destaque: a manobrabilidade, vez que o TR4 tem diâmetro de giro de apenas 10,4 metros. Para mover o novo modelo, os engenheiros da marca optaram pelo motor de 2 litros, 16 válvulas que desenvolve 131 cv de potência e 18 mkgf de torque máximo. O cliente pode escolher entre as transmissões mecânica de cinco velocidades e automática de 4 marchas.
No interior, bancos com novos tecidos e nova padronagem em couro. Entre os equipamentos de série há trava de segurança central, regulagem de altura da coluna de direção e do banco do motorista, luz de advertência de baixo volume de combustível, alarme com sistema "keyless", "airbag" para motorista, CD Player e até MP3. A versão com câmbio automático conta, ainda, com "air bag" duplo e freios ABS com EBD.
O porta-malas é proporcional ao tamanho do carro com seus 500 litros e pode chegar a 1.455 litros com os bancos rebatidos. Entre os itens opcionais possui bagageiro, interior em couro, sistema de som Premium Sound e novo engate removível, adequado à legislação que ainda está por vir. De acordo com a Mitsubishi, o novo TR4 tem preço sugerido de R$ 73.990,00 para a versão mecânica e R$ 78.990,00 na automática. (BN)