Pajero TR4 2007 com discretas mudanças

ja21170806.jpgChegou à rede de concessionárias da Mitsubishi, a linha 2007 do Pajero TR4 com poucas e discretas mudanças, a maioria delas do lado de fora. A novidade mais perceptível do utilitário esportivo fabricado em Catalão, no sudeste de Goiás, está no chamado conjunto ótico – faróis e lanternas – herdado da picape L200.

O posicionamento do conjunto ótico na carroceria do Pajero continua o mesmo. Mudaram os faróis e as lanternas que agora são independentes e integram molduras da mesma cor da carroceria, como na L200. O pára-choque dianteiro exibe desenho novo, mais limpo e robusto, com a grade dianteira projetada para frente.

ja22170806.jpgDe quebra, ganhou luzes de pisca no lugar dos faróis auxiliares. O pára-choque traseiro também foi modificado, mas sutilmente, e agora traz luzes de ré nas extremidades. Outro destaque fica por conta das rodas de liga leve de 16 polegadas, que continuam com cinco raios, mas ganharam desenho renovado.

Ainda por fora, o TR4 pode ser equipado com um "rack" de teto, de alumínio, que é oferecido como opcional. Por dentro, as alterações se limitaram aos revestimentos de tecido dos bancos. O painel continua com visual agradável e prático e deve ficar assim por mais algum tempo.

ja23170806.jpgDe acordo com Paulo Ferraz, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil, o objetivo da reestilização leve foi o de aumentar as vendas do modelo para cerca de 500 unidades/mês e manter esse volume nos próximos meses. "Estudos previram queda nas vendas se não mudássemos o TR4", explicou Ferraz, durante evento de apresentação da linha 2007 para a imprensa especializada. O TR4 têm índice de nacionalização de peças de 60% e é responsável por cerca de 60% das vendas da gama Pajero, que inclui ainda os modelos Sport, também produzido em Catalão.

ja24170806.jpgEntre os equipamentos oferecidos de série destacam-se protetor de cárter, "air-bag" para motorista e passageiro, CD player com MP3 e freios com assistência de ABS e EBD para as unidades com câmbio automático. E sua lista de opcionais conta com revestimentos de couro no interior e bancos, sistema de som Premium Sound, engate removível, além do "rack" de teto feito de alumínio. A linha 2007 está disponível nas cores: branco Enya, Prata Evolution, Verde Goiás, Cinza Petróleo, Preto Lamp, Vermelho Nelore, Vermelho Eclipse e Azul Oceano. (BN)

OLHO CLÍNICO

tr43170806.jpgO Pajero TR4 tem o que a MMC, controladora da Mitsubishi no Brasil, chama de "DNA" Mitsubishi. Um carro que enfrenta qualquer terreno com valentia e tem um dos mais modernos sistemas de tração, como veremos adiante.

O painel de instrumentos é completo e de ótima visualização. O sistema sinóptico de informação da tração em utilização, através luzes associadas a um diagrama, é prático, de fácil entendimento. A visibilidade é boa para as condições normais de trânsito. O recorte no pára-choques traseiro permitiu o rebaixamento do pneu sobressalente, conferindo boa visibilidade traseira.

tr44170806.jpgInternamente, apesar de bastante conforto nos bancos dianteiros, o mesmo não acontece com quem vai no banco de trás. O espaço para as pernas é bastante limitado e os joelhos chegam a encostar nos bancos da frente. O jipe dispõe de compartimentos pequenos sob o console central e nas portas. Com 4,03 metros de comprimento e 2,45 m de distância entre eixos, o TR4 é equipado com um quatro cilindros de 2 litros de cilindrada e 16 válvulas, com comando único (SOHC). Esse motor desenvolve potência de 131 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 18 kgfm a 4.500 rpm. Há duas opções de câmbio – manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas. O engrenamento da tração e da redução é manual.

tr45170806.jpgTivemos a oportunidade de avaliar as versões equipadas com câmbio manual e automático do TR4 numa pista de terra de aproximadamente um quilômetro, montada pela Mitsubishi em uma área afastada da fábrica de Catalão. Nela, foi possível avaliar o comportamento do SUV compacto em situações típicas de fora-de-estrada, como subida de rampas acentuadas, descidas íngremes e inclinações laterais.

O jipe também encarou com tranqüilidade e sem sustos um tanque cheio de água, com 60 centímetros de profundidade. Os atributos off-road do modelo, como os bons ângulos de entrada (38º) e saída (41º) e altura em relação ao solo (21 centímetros), contribuíram para a boa performance longe do asfalto.

tr46170806.jpgA suspensão, que incorpora sistema 5-link e eixo rígido na traseira, absorveu bem as irregularidades do piso sem provocar desconforto na cabine e trepidação no volante. De série, o veículo vem com barras de proteção nas portas, alarme, ar-condicionado, direção hidráulica, travas por controle remoto e vidros elétricos. ABS e airbag só com a opção pelo câmbio automático. O Pajero TR4 está preparado para qualquer aventura.

Para tornar o Pajero TR4 2007 mais atrativo, a Mitsubishi não reajustou os preços da linha 2007. A versão com transmissão manual é oferecida a partir de R$ 73.990,00 e a automática, por R$ 78.990,00. (BN)

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