Pajero Full: Quarta geração

pajero01190707.jpgSucesso de vendas há 25 anos, com 12 mil unidades vendidas no Brasil, o Pajero Full chega à sua quarta geração com ?design? e acabamento renovados, mais tecnologia, além de uma nova motorização: MIVEC V6, de 250 cv de potência.

Embora denominada quarta geração, a linha 2008 do Pajero Full não chega totalmente mudada. Na verdade, o modelo foi remodelado, seguindo o desenho do modelo pilotado por Stéphane Peterhansen, no rallye mais famoso e mais perigoso do mundo, o Paris-Dakar.

pajero02190707.jpgA dianteira traz novo desenho para a grade do radiador – com dois frisos cromados com o emblema da marca ao centro – e para o conjunto ótico, que na parte superior acompanha a linha do capô. Este agora é de alumínio, mais leve e mais resistente. Ganhou, ainda, alterações nos pára-choques. Realmente uma excelente área, o que significa mais luminosidade para o habitáculo e boa visão, inclusive para a terceira fileira, com dois assentos.

Para completar, os espelhos retrovisores externos retráteis contam com desembaçadores e luzes de sinalização e de cortesia. Estas se acendem também ao abrir a porta, auxiliando a entrada no veículo à noite. O painel ganhou desenho mais moderno e muito mais envolvente.

pajero03190707.jpgDurante avaliação realizada por estradas de terra com belas paisagens em São Roque (interior de SP), com a versão 3.8 a gasolina, pudemos conferir o desempenho do Pajero Full 2008 no asfalto, na terra, na lama, nos terrenos mais acidentados, nas subidas íngremes e no cascalho. O excelente torque nas baixas rotações garantiu a saída e subida do modelo em segunda marcha numa rampa bem inclinada. Perfeito! Talvez muitos proprietários nem saibam que seu Pajero Full é capaz de tanto.

pajero04190707.jpgSeu motor de 3.8 litros a gasolina (250 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e 33,6 mkgf de torque máximo a 2.750 rpm), forma um ótimo conjunto com o câmbio automático de cinco marchas com Sports Mode Seqüencial e o sistema de tração. Nas descidas mais íngremes, o motorista não precisa frear porque o sistema ASTC/EBAC (Sistema de controle de estabilidade e tração) do Pajero Full 2008 faz tudo sozinho. Para funcionar perfeitamente, o condutor não pode pisar no freio ou acelerar.

Diferente de muitos de seus adversários, por conta do seu sistema de tração (4×4 mesmo), o Pajero Full pode percorrer qualquer tipo de piso. Conta com sistemas sofisticados e exclusivos com tecnologia de ponta, que garantem ao motorista controle total do veículo e confiabilidade para superar os obstáculos. Resumindo: o Pajero Full tem tudo para continuar fazendo sucesso no segmento dos utilitários esportivos, onde tem como adversários o Nissan Pathfinder, o Jeep Grand Cherokee e o Land Rover Discovery. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, transversal, 6G75 MIVEC longitudinal/ gasolina

CiIindros: 6 cilindros; 24 válvulas

Potência: 250 cv a 6.000 rpm

Torque: 33.6 mkgf a 2.750 rpm

Transmissão: automática de 5 velocidades, com sistema seqüencial Sport Mode

Dimensões

4,33 m de comprimento; 1,74 m de largura; 1,63 m de altura;

2,70 m de entre-eixos

Suspensão

Dianteira: independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora

Traseira:  independente, Multi – Link, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora

Direção

Hidráulica, pinhão e cremalheira

Freios

Discos ventilados 17" na dianteira, com pinça e 4 pistões/ traseiro, disco ventilado 17"

CAPACIDADES

Tanque: 88 litros

Porta-malas: 526 litros

Desempenho

Velocidade: 200 km/h

Aceleração (0 a  100): 10s8

Valor

R$ 174.990,00

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