A Mitsubishi venceu 12 vezes o Rally Dakar. Razão incontestável para escolher o nome do novo SUV que está lançando no Brasil.
Na Tailândia, onde é fabricado, o Pajero Dakar é conhecido como Pajero Sport, que por aqui é um outro modelo, genuinamente nacional.
Com linhas arredondadas, semelhantes às da picape Triton, a Dakar preenche uma lacuna da linha de utilitários esportivos oferecida no Brasil pela Mitsubishi. Ela se posiciona exatamente entre a Pajero Sport e a Pajero Full, onde havia um intervalo de preços de quase R$ 70 mil, disponível para os concorrentes da marca.
O Pajero Dakar é equipado com motor diesel turbinado de 3,2 litros, com quatro cilindros em linha.
São 165 cv e 38,1 kgf.m de torque. Há duas opções de câmbio: manual, com cinco marchas e automático, com apenas quatro. A caixa automática permite trocas manuais, caso o condutor prefira, e adapta-se à maneira de guiar de cada motorista, escalonando a troca de marchas conforme o peso do pé no acelerador.
Apesar de dispor de freios com ABS (sistema antibloqueio das rodas), falta ao modelo o sistema eletrônico de estabilidade encontrado em outros modelos da marca.
Nossa avaliação de rodagem com o carro foi num circuito de cerca de 30 km, incluindo estradas de asfalto e terra, além de trilhas moderadamente acidentadas. A aceleração é boa, embora as trocas de marchas, no modelo automático, sejam bastante sensíveis.
A suspensão é firme no asfalto e absorve bem as irregularidades do piso quando elas surgem. Destaque para a manobrabilidade, que se nota em espaços apertados. O raio de giro é de apenas 5,6 metros, excepcional para o tamanho do veículo, que tem 2,8 metros de distância entre eixos.
O espaço interno é um ponto forte do carro, que conta com três fileiras de bancos.
A última abriga dois passageiros em bancos escamoteáveis, com relativo conforto.
Como o comprador brasileiro de SUVs gosta de luxo, os bancos são revestidos em couro. E claro, não faltam escaninhos e compartimentos para guardar pequenos objetos. Feito para atender as necessidades de quem precisa de um veículo com luxo e conforto no uso diário, mas pronto para enfrentar as exigências do off-road. Assim é que definimos o Pajero Dakar. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, turbo, com injeção eletrônica common rail, intercooler, a diesel 3.200 cm³ Potência: 165 cv a 3.800 rpm
Torque: 38,1 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, INVECS-II, de quatro velocidades, sports mode
Compr.: 4.69 m
Largura: 1.81 m
Altura: 1.84 m (com rack de teto)
Entre-eixo: 2.80 m
P.-malas: 115 litros
Suspensão: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora, na dianteira, 3- link, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora, na traseira
Freios: A disco ventilado e pinças de pistões duplos, na dianteira, e a tambor, na traseira, com ABS e EBD
Tanque: 70 litros de combustível
Preço: R$ 159.990,00