Mais um utilitário esportivo acaba de ser lançado no Brasil pela Mitsubishi. Fabricado na Tailândia, o Pajero Dakar tem lugar para sete pessoas e une o luxo à capacidade “off road”.

continua após a publicidade

Na Tailândia, onde é fabricado, ele é conhecido como Pajero Sport, que por aqui é um outro modelo, genuinamente nacional.

A escolha do nome Dakar para este novo Pajero foi a forma encontrada pela Mitsubishi para homenagear os admiradores cada vez maior do mundo “off-road” e rali.

Suas linhas arredondadas, semelhantes às da picape Triton, acentuam o autêntico estilo 4×4 e revelam detalhes bem cuidados de acabamento como, por exemplo, as molduras cromadas da grade. As luzes de neblina ganharam moldura em cor grafite. E os faróis integrados ao pára-choque complementam o “design” harmonioso.

continua após a publicidade

Como o comprador brasileiro de SUVs gosta de luxo, os bancos receberam revestimento em couro. E é claro que não faltam escaninhos e compartimentos para guardar pequenos objetos. A utilização fora de estrada determinou a utilização de um chassi convencional, separado da carroceria, em lugar de uma arquitetura monobloco.

Motor diesel turbinado de 3,2 litros, com quatro cilindros em linha. São 165 cv e 38,1 kgf.m de torque, equipa o Pajero Dakar. Há duas opções de câmbio: manual, com cinco marchas e automático, com apenas quatro.

continua após a publicidade

A caixa automática permite trocas manuais, caso o condutor prefira, e adapta-se à maneira de guiar de cada motorista, escalonando a troca de marchas conforme o peso do pé no acelerador.

Dispõe de freios com ABS (sistema antibloqueio das rodas), mas falta ao modelo o sistema eletrônico de estabilidade, equipamento hoje obrigatório em todos os utilitários esportivos vendidos nos Estados Unidos. O Pajero Dakar é um SUV inteiramente novo. O preço sugerido é de R$ 159.990,00 pela versão automática e R$ 152.990 pela manual.