Os automóveis de passeio importados, com motorização até 2 litros, por conta da elevada alíquota de importação e do comportamento cambial, não conseguem encontrar receptividade no Brasil, única e exclusivamente devido aos preços ao consumidor.
Poucos modelos de carros de passeio são produzidos por montadoras locais. Sedãs de grande porte e de luxo, importados, dentro desse cenário passam a ser viáveis. É o caso do Opirus, recém-lançado nos mercados sul-coreano, norte-americano e europeu, com o nome de Amanti.
Seu desempenho tem lastro em seu motor V6, 3.5 litros, com 202 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque de 30,3 kgfm a 3.500 rpm. A transmissão é automática de 5 marchas, com troca seqüencial.
Com seus faróis redondos e duplos, a frente assegurou ao Opirus elegância, ao adicionar um par de filetes cromados e, ainda no pára-choque, mais dois filetes horizontais do pisca. A imponência do sedã está na grade frontal que avança sobre o capô.
A parte traseira do Opirus ganhou discretas lanternas também na posição horizontal. Entre elas, o local da placa, delimitado por uma moldura cromada, que lembra a grande frontal do carro. Todo o conjunto traseiro segue a linha dos grandes sedãs norte-americanos.
Os atributos mais expressivos do Opirus, no entanto, estão em seu interior, que harmoniza luxo, conforto e facilidades. Câmbio seqüencial, controle de rigidez da suspensão, piloto automático, ar-condicionado de ajuste individual, controle de regulagem do banco do motorista localizado na porta, comando de rádio no volante e todos os demais itens bem distribuídos e próximos ao condutor. Os bancos traseiros também possuem controle de encosto individual.
"Entendemos que o Opirus tem tudo para agradar ao consumidor brasileiro, assim como tem atendido às expectativas de norte-americanos e europeus", argumenta José Luiz Gandini, "felizmente a Kia Motors está quebrando preconceitos. Os veículos sul-coreanos conseguiram alcançar o mesmo "status" obtido por marcas japonesas, por exemplo, no mercado internacional".
Durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, o sedã Opirus passou por uma pesquisa de opinião entre os visitantes. Mas na opinião Gandini, porém, "a importação do sedã está definida".