Opel Ampera é o novo protótipo da Chevrolet

O Ampera é um protótipo de modelo que a Opel comercializará com sistema de propulsão elétrica.

Sua tecnologia é similar a do Chevrolet Volt, marcas que pertencem a General Motors. Para o protótipo a GM está desenvolvendo nova bateria de lítio, com 220 células de armazenamento de carga, que precisa de três horas para ser carregada na rede elétrica.

Seu motor elétrico tem potência de 111 kW, e atua nas rodas dianteiras. Mas um motor de combustão interna a gasolina, de quatro cilindros, é usado unicamente para impulsionar o alternador e assim carregar as baterias, tem potência de 53 cv.

Usando somente a eletricidade, o Ampera tem autonomia de 60 km, podendo chegar aos 160 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. O consumo de combustível para movimentar o motor a combustão é até 62,5 km/l e como emissão máxima de CO2 apenas 40 g/km/l.

O Ampera inaugura a nova fase de desenvolvimento de carros elétricos da GM denominada “Extended Range Electric Vehicle”, ou Autonomia Estendida para Veículos Elétricos.

O nome do novo motor é Voltec. O protótipo Ampera tem uma carroçaria de cinco portas e cinco lugares.

O Ampera para a Opel, pode se tornar a versão européia do Chevy Volt, desde que a GM consiga superar a crise por que passa. É uma das atrações do 79.º Genebra Motor Show 2009.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo