A Busscar Ônibus, de Joinville-SC, em parceria com a Eletra, de São Bernardo-SP, acaba de entregar os três primeiros veículos híbridos (diesel-elétrico) “low-entry” dotados de inovadora tecnologia nacional de tração elétrica, para a Metra, empresa que opera o sistema de transporte de passageiros do corredor que liga os bairros da zona sul a zona leste da capital paulista, cruzando o ABCD, na Região Metropolitana de São Paulo.

Trata-se da última palavra em tecnologia de carroceria e sistemas de tração com baixo nível de emissões. A Busscar é a empresa responsável pela montagem da carroceria e a Eletra pela tecnologia híbrida (diesel-elétrico) que inclui o sistema de tração.

As carrocerias produzidas até o momento no Brasil não são dotadas de piso baixo, pois exige alta tecnologia do encarroçador para elaboração do projeto e montagem do veículo. No “low-entry” inexistem longarinas de chassi e a carroceria é responsável pela absorção de todos os esforços.

Hoje, a Busscar domina aproximadamente 70% do mercado do “low-entry” no País. A carroceria modelo Urbanuss Pluss da Busscar, com 2,6 m de altura interna, tem 12,235 m de comprimento, 3 portas largas e capacidade para 39 passageiros sentados e 32 em pé. Os bancos são fixados nas laterais para facilitar a circulação e a limpeza. É dotada de ar-condicionado marca ClimaBuss, som a bordo, vidros fumê colados, microcâmeras nas portas e na traseira e itinerários eletrônicos, acessórios não convencionais na operação urbana. Essas especificações foram definidas junto à operadora Metra, que sempre busca excelência no atendimento aos seus clientes.

Esse veículo reduz em até 70% os níveis de poluição do ar, sendo uma solução para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros urbanos. A tecnologia adotada no Busscar-Eletra-Metra é 100% nacional, com grande potencial de exportação para os países que exigem veículos automotores com baixos níveis de emissões.

continua após a publicidade

continua após a publicidade