Ônibus urbano ecológico é confortável

A Busscar Ônibus, de Joinville-SC, em parceria com a Eletra, de São Bernardo-SP, acaba de entregar os três primeiros veículos híbridos (diesel-elétrico) “low-entry” dotados de inovadora tecnologia nacional de tração elétrica, para a Metra, empresa que opera o sistema de transporte de passageiros do corredor que liga os bairros da zona sul a zona leste da capital paulista, cruzando o ABCD, na Região Metropolitana de São Paulo.

Trata-se da última palavra em tecnologia de carroceria e sistemas de tração com baixo nível de emissões. A Busscar é a empresa responsável pela montagem da carroceria e a Eletra pela tecnologia híbrida (diesel-elétrico) que inclui o sistema de tração.

As carrocerias produzidas até o momento no Brasil não são dotadas de piso baixo, pois exige alta tecnologia do encarroçador para elaboração do projeto e montagem do veículo. No “low-entry” inexistem longarinas de chassi e a carroceria é responsável pela absorção de todos os esforços.

Hoje, a Busscar domina aproximadamente 70% do mercado do “low-entry” no País. A carroceria modelo Urbanuss Pluss da Busscar, com 2,6 m de altura interna, tem 12,235 m de comprimento, 3 portas largas e capacidade para 39 passageiros sentados e 32 em pé. Os bancos são fixados nas laterais para facilitar a circulação e a limpeza. É dotada de ar-condicionado marca ClimaBuss, som a bordo, vidros fumê colados, microcâmeras nas portas e na traseira e itinerários eletrônicos, acessórios não convencionais na operação urbana. Essas especificações foram definidas junto à operadora Metra, que sempre busca excelência no atendimento aos seus clientes.

Esse veículo reduz em até 70% os níveis de poluição do ar, sendo uma solução para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros urbanos. A tecnologia adotada no Busscar-Eletra-Metra é 100% nacional, com grande potencial de exportação para os países que exigem veículos automotores com baixos níveis de emissões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo