Em suas andanças pelas oficinas mecânicas de automóvel de Curitiba (proprietário de carro antigo vive penando de oficina em oficina), o antigomobilista Luiz Henrique Withers – vice-presidente do MP Lafer Auto Clube do Paraná – encontrou um veículo que despertou a sua curiosidade, pois nunca tinha visto algo igual.
Como nada sabia a respeito, documentou fotograficamente o fato para obter informações posteriores.
Tratava-se de um veículo misto de automóvel e jipe, provavelmente das décadas de 1940 ou 50, dotado de dois motores, os quais, segundo Withers, eram da marca Volkswagen: um frontal, refrigerado a água e um traseiro, refrigerado a ar.
A frente lembra um pouco o automóvel da marca Citroen da década de 1950, mas os faróis são posicionados lateralmente, na altura das portas. Withers encontrou-o em 2004 numa oficina mecânica situada no bairro Santa Cândida, pertencente a cidadão cujo apelido era “Cebola”. mas a oficina fechou, o prédio onde estava localizada foi demolido e o veículo sumiu.
Quem sabe se ele ainda não está por aí e talvez possa ser salvo do ferro-velho? Em se tratando de antigobilismo, tudo é possível… No flagrante, o veículo entre um Volkswagen e sucata de outro carro.
Acervo Paulo Buso
Atenção amantes do antigomobilismo e sobretudo do automobilismo de competição: Miriam Buso, filha do ex-piloto de carreteira curitibano Paulo Buso, está organizando o acervo histórico referente a seu pai.
Nessa empreitada, ela apela aos amigos e admiradores de Paulo Buso, fãs das corridas de carreteiras, enfim, a todas aquelas pessoas que possuam fotografias, jornais, revistas, qualquer objeto ou documento que retratem fatos relacionados à vida do ex-piloto e sua participação nas corridas, no sentido de que colaborem para a formação desse acervo.
Miriam (fone 9974-1039) quer reunir e organizar todo esse material, num trabalho difícil mas elogiável, evitando que o mesmo se perca e que no futuro não haja mais história para se contar sobre aquele que foi um dos principais pilotos de carreteira do Paraná.
Graças ao próprio Paulo Buso a sua carreteira, um automóvel Ford Cupê 1939 com motor V8 de Mercury 1951, cabeçotes de alumínio Edelbrok, está preservada. Aliás, no tocante ao automobilismo de competição paranaense das décadas de 1940 e 50, pouco se tem de documentos ou qualquer outra coisa que registrasse a história.
De todas as carreteiras que existiam e eram muitas, restaram apenas as de Paulo Buso e Haroldo Vaz Lobo, outro expoente do automobilismo paranaense e brasileiro. Sequer se pensou, nem particular nem oficialmente, de organizar um museu sobre o assunto. Na foto, o então jovem piloto Paulo Buso.