Está chegando às concessionárias a nova geração do Chevrolet Omega. O mais luxuoso modelo da marca chega com novidades e o objetivo de conquistar novos consumidores que não sejam empresários ou pessoas ligadas ao governo. E ainda, com a pretensão de acabar com a idéia de carro conservador, com linhas comportadas. Para isso, a engenharia e o departamento de ?design? da montadora trabalharam duro. E conseguiram transformar o Omega num modelo mais esportivo, porém com a mesma sofisticação e tecnologia de seu antecessor.
Importado da Austrália, o novo Omega chega com ?design? mais moderno. Na dianteira, o pára-choque ganhou desenho mais agressivo, com os faróis de neblina acoplados. O capô traz vincos que descem até o pára-choque, cercando a grade do radiador. O conjunto ótico acompanha a linha do capô e sai pelas laterais. A palavra certa para seu ?design? é estilo e sofisticação.
Há dois detalhes a destacar: os pára-lamas ressaltados e o indicativo de direção integrado ao ?design? do carro. Agora, ao lado do pára-lama dianteiro. E para completar, o novo Omega chega com rodas de alumínio (inclusive roda sobressalente) com aro de 17 polegadas e pneus P225/55R17. A traseira foi tão retrabalhada quanto a dianteira. Traz amplo vidro que oferece ótima visibilidade para o motorista, inclusive nas manobras de ré, e linhas também harmoniosas. As lanternas seguem as linhas da tampa do porta-malas e saem pelas laterais. A luz de ré fica na parte central, horizontal. Segundo a GMB, o novo porta-malas passou de 465 litros para 496 litros.
Todos os ocupantes (cinco), são brindados com muito conforto e luxo interior. O acabamento é impecável, com bancos em couro. E não poderia ser diferente para um carro que participa do segmento dos carros de luxo grande. O painel de instrumentos é moderno e completo.
Para mover o novo Omega, a engenharia optou pelo mesmo motor da versão anterior: Alloytec V6 3.6 litros que desenvolve 254 cavalos a 6.000 rpm e 35,7 mkgf de torque máximo a 2.600 rpm. Esse propulsor, entretanto, segundo a GMB, foi recalibrado privilegiando o torque. De acordo com dados da fabricante, o novo Chevrolet acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge a velocidade final de 229 km/h.
Na pista de testes da GMB, em Indaiatuba (SP), a nova geração do Omega não chegou a surpreender. Era de se esperar um bom desempenho desse topo de linha. Na pista circular acelerou, mostrando que também pode oferecer emoções aos consumidores mais ?esportivos?. Ultrapassou a barreira dos 200 km/h com facilidade e segurança. Na pista D1 pudemos sentir outras qualidades, como a perfeita suspensão, que não deixou transpassar as imperfeições do piso. Pudemos avaliar, também, o quanto o novo Omega é firme no chão. O novo Omega tem preço sugerido de R$ 145 mil. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
HFV6 Alloytec
CiIindrada: 3.564 cm3³
Potência: 254 cv a 6 000 rpm
Torque: 35,7 mkgf (350 Nm) a 2 600 rpm
Transmissão: Automática de cinco (5) velocidades com "Active Select" / tração traseira
Rotação máxima: 6.700 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum
Direção
Hidráulica variável, pinhão e cremalheira
Suspensão
Dianteira: Independente MacPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora de 23 mm
Traseira: Independente com braços oscilantes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora 18 mm
Freios
Discos ventilados dianteiros, disco ventilado traseiro, sistema de freios anti-blocante Bosch ESP 8.ª geração (quatro canais), que incorpora ABS, TCS e Electronic Brake Assist (EBA)
CAPACIDADES
Tanque: 73 litros
Porta-malas: 496 litros
Carga útil : 408 kg
Óleo do motor:
6,7 litros com o filtro
Sistema de refrigeração:
408 litros
Valor
R$ 145 mil