A dianteira chega com alteração no capô, que ganhou linhas mais agressivas. Os faróis e a grade do radiador também são novos. Outra novidade é o pára-choque dianteiro, que recebeu novas divisões entre as entradas de ar. Na traseira, pára-choques com refletivos, nova ponteira do escapamento e novas lanternas de formato triangular, agora mais transparentes, com tecnologia ?see through?.
O modelo conta com acabamento em prata acetinado no console, câmbio, na alavanca do freio de mão, volante e nas saídas do ar-condicionado, resultando num ambiente moderno e requintado. No painel, com instrumentos bem posicionados, destaca-se o computador de bordo composto de três mostradores de cristal líquido, com 13 funções, várias delas totalmente programáveis, isto tudo em português.
OLHO CLÍNICO
Ao se dar partida no carro, o ronco do motor anuncia que há potência de sobra sob o capô. São exatos 258,3 cavalos extraídos de 3.6 litros de cilindrada, o que significa 72,5 cv/litro, nada mal para um motor aspirado. O torque de 34,7 kgfm a 3.200 rpm, deixou o carro mais ágil e agressivo. Além disso, como 90% dessa força está disponível entre 1.570 e 5.870 rpm. Impressiona a facilidade com que o ponteiro do velocímetro sobe rapidamente, enquanto se pressiona o acelerador.
Ao fim do teste, ficou a sensação de que o novo Omega realmente evoluiu, oferecendo muito conforto e potência. A GMB informou ainda que seu consumo médio é de 9,2 km/litro, ou seja, 7,4 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada. O novo Omega chega custando R$ 159.700,00 o que representa um acréscimo de R$ 11 mil em relação à versão anterior.
Com mais esse lançamento, a GM do Brasil espera continuar na liderança do segmento de luxo, onde o Omega é líder absoluto, com 47,6%. O objetivo é comercializar cerca de 800 unidades anuais. Mas terá que enfrentar fortes concorrentes neste segmento, como Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E, Honda Accord V6 e Citroën C5 V6.
?O Chevrolet Omega 2005 é o mais luxuoso e potente modelo da marca Chevrolet já comercializado no Brasil? destacou Ray C. Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
FICHA TÉCNICA
Omega CD V6 3.6M
Motor
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, alimentação por injeção eletrônica seqüencial, 24 válvulas, duplo comando nos dois cabeçotes
Cilindrada: 3.565 cm³
Potência (cv): 258,3 a 6.500 rpm
Torque (kgfm): 34,7 a 3200 rpm
Taxa de compressão: 10,2:1
Câmbio: Automático seqüencial de cinco marchas
Comprimento (m): 4,90
Largura (m): 1,84
Altura (m): 1,44
Entre-eixo (m): 2,79
Peso (kg): 1.637
Suspensão
Independente, MacPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora de 26 mm no eixo dianteiro e Independente com braços oscilantes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora 15 mm no eixo traseiro
Freios: A disco com ABS nas quatro rodas
Tanque (l): 75 litros
Porta-malas (l): 465 litros