Na última quinta-feira (10/03), a GM do Brasil apresentou à imprensa especializada no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o novo Omega 2005. O modelo, que chegará às concessionárias da marca até o fim do mês, traz novidades no ?design?, tanto na dianteira como na traseira, ótima lista de equipamentos de série e nova motorização. A principal inovação foi troca do motor V6 Ecotec 3.8 litros 12 válvulas pelo V6 HF Alloytec de 3.6 litros e 24 válvulas. Além desta alteração, conta ainda com câmbio automático no volante.
A dianteira chega com alteração no capô, que ganhou linhas mais agressivas. Os faróis e a grade do radiador também são novos. Outra novidade é o pára-choque dianteiro, que recebeu novas divisões entre as entradas de ar. Na traseira, pára-choques com refletivos, nova ponteira do escapamento e novas lanternas de formato triangular, agora mais transparentes, com tecnologia ?see through?.
Mesmo com tantas mudanças, o luxuoso Omega 2005 (importado da Austrália), continua bonito, sofisticado e imponente. O visual interno do Omega continua enfatizando a sensação de um ?cockpit?, devido ao desenho do painel de instrumentos, console central e volante de direção com nova empunhadura, que conta com duas ?borboletas? na sua parte posterior para permitir a troca de marchas.
O modelo conta com acabamento em prata acetinado no console, câmbio, na alavanca do freio de mão, volante e nas saídas do ar-condicionado, resultando num ambiente moderno e requintado. No painel, com instrumentos bem posicionados, destaca-se o computador de bordo composto de três mostradores de cristal líquido, com 13 funções, várias delas totalmente programáveis, isto tudo em português.
No interior, motorista e passageiros (três se acomodam perfeitamente) são brindados com muito conforto e requintes como: ?air bags?, ?side airbag?, sistema eletrônico de controle de tração, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, computador de bordo,?cruise control?, vidros elétricos, desembaçador dos vidros das portas dianteiras, indicador das marchas no painel de instrumentos, porta-copos no painel, sensor de aproximação à-ré, banco traseiro com descansa-braço central, bancos dianteiros individuais, revestimento em couro e sistema de som com ?CD changer?.
OLHO CLÍNICO
Segundo a GM do Brasil, a nova versão melhorou em desempenho. Com o novo motor de 258 cavalos de potência máxima (antes tinha 200 cv), o novo Omega acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. O modelo anterior acelerava em 10 segundos. A velocidade final passou de 216 km/h para 235 km/h. O torque também foi melhorado: de 31 mkgf para 34,7 mkgf. Novidades, também, na transmissão. Agora conta com câmbio automático de cinco velocidades ?Active Select?, com controle de troca das marchas no volante.
Ao se dar partida no carro, o ronco do motor anuncia que há potência de sobra sob o capô. São exatos 258,3 cavalos extraídos de 3.6 litros de cilindrada, o que significa 72,5 cv/litro, nada mal para um motor aspirado. O torque de 34,7 kgfm a 3.200 rpm, deixou o carro mais ágil e agressivo. Além disso, como 90% dessa força está disponível entre 1.570 e 5.870 rpm. Impressiona a facilidade com que o ponteiro do velocímetro sobe rapidamente, enquanto se pressiona o acelerador.
Na pista de testes da GMB, em Indaiatuba, interior de São Paulo, acelerando com vontade, o Omega 2005 superou a barreira dos 200 km/h em poucos segundos. A nova recalibragem da suspensão e dos freios, além da manutenção da tração traseira, proporcionou ao modelo maior segurança e estabilidade nos mais variados tipos de curvas e pisos. Outra inovação que agradou: o câmbio seqüencial de cinco marchas, com opção de trocas por botões instalados atrás do volante.
Ao fim do teste, ficou a sensação de que o novo Omega realmente evoluiu, oferecendo muito conforto e potência. A GMB informou ainda que seu consumo médio é de 9,2 km/litro, ou seja, 7,4 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada. O novo Omega chega custando R$ 159.700,00 o que representa um acréscimo de R$ 11 mil em relação à versão anterior.
Com mais esse lançamento, a GM do Brasil espera continuar na liderança do segmento de luxo, onde o Omega é líder absoluto, com 47,6%. O objetivo é comercializar cerca de 800 unidades anuais. Mas terá que enfrentar fortes concorrentes neste segmento, como Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E, Honda Accord V6 e Citroën C5 V6.
?O Chevrolet Omega 2005 é o mais luxuoso e potente modelo da marca Chevrolet já comercializado no Brasil? destacou Ray C. Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
FICHA TÉCNICA
Omega CD V6 3.6M
Motor
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, alimentação por injeção eletrônica seqüencial, 24 válvulas, duplo comando nos dois cabeçotes
Cilindrada: 3.565 cm³
Potência (cv): 258,3 a 6.500 rpm
Torque (kgfm): 34,7 a 3200 rpm
Taxa de compressão: 10,2:1
Câmbio: Automático seqüencial de cinco marchas
Comprimento (m): 4,90
Largura (m): 1,84
Altura (m): 1,44
Entre-eixo (m): 2,79
Peso (kg): 1.637
Suspensão
Independente, MacPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora de 26 mm no eixo dianteiro e Independente com braços oscilantes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos, barra estabilizadora 15 mm no eixo traseiro
Freios: A disco com ABS nas quatro rodas
Tanque (l): 75 litros
Porta-malas (l): 465 litros