Apesar da aparência que remete aos modelos de competição, o desempenho do Gol Rallye não é surpreendente, mas apenas razoável. Faltaram bancos esportivos, para combinar com o apelo ligado ao automobilismo, além de detalhes como pedaleira de alumínio, para dar um ar mais sofisticado, comentam "raliseiros" da velha guarda.
Seu motor 1.6 bicombustível é robusto e garante bom nível de força para as manobras do dia-a-dia, mas está longe de estar adequado a uma versão esportiva. A suspensão elevada ajuda a superar obstáculos, como, lombadas e valetas em nossa malha viária mal-conservada. Trata-se do primeiro compacto vendido no Brasil com esse tipo de suspensão.
O motor AP 1.6 bicombustível (o primeiro do gênero lançado no Pais), é capaz de gerar 99 cavalos com álcool e 97 cv a gasolina, potência suficiente para manter o limite máximo permitido em nossas estradas sem muito esforço, com ajuda da quinta marcha longa. Em subidas e com o carro carregado, a redução para quarta é obrigatória para não perder agilidade. Os engates do câmbio de cinco marchas (melhores no Gol das décadas de "80 e "90), dão conta do recado. Nas ultrapassagens, o torque máximo de 14,4 kgfm, com apenas álcool no tanque, transmite segurança desde que o contagiros esteja bem próximo dos 3.000 rpm.
Deixa boa impressão ao volante do Gol o acerto do sistema de freios e da suspensão bem calibrada, itens que contribuem com a boa dirigibilidade. Apesar da maior distância do solo, o carro se mantém firme nas curvas, com ajuda dos pneus de perfil baixo (195/55R15). Outro ponto que deixa a desejar é o apertado porta-malas de 285 litros.
Segundo a Volkswagen, o Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge 182 km/h com álcool puro no tanque. Apenas com gasolina, o desempenho baixa um pouco: 11,5 s e 183 km/h. O Gol Rallye tem preço sugerido de R$ 29.540,00, valor que inclui itens como: banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, rodas de liga-leve de aro 15, volante de três raios com revestimento em couro. O ar-condicionado é oferecido como opcional e eleva o preço do carro a R$ 33.669,00. Ainda há uma série de outros equipamentos, como sistema de som com CD player, vidros, travas e espelhos elétricos, faróis de neblina e pára-sois com espelhos iluminados. Completo o Gol Rallye chega a custar aproximadamente R$ 38.359,00.
