O Volkswagen no Brasil

O Volkswagen Sedan é um daqueles automóveis que dificilmente passam sem despertar uma emoção – seja paixão ou até ódio. Em 1951, havia duas janelas repartidas na parte traseira, embora continuasse sem os "quebra-ventos". Mas em 1953, o fusca surgia com "quebra-ventos" nas janelas laterais, e a partir da segunda série deste ano a janela traseira se resumia a uma única, em formato oval. Neste mesmo ano, o fusca começou a ser montado no Brasil.

Em 1959, o Fusca começou a ser fabricado no Brasil.

Fusca 1957, mudanças sérias.

Em 1960, o sistema de sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para compor as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio e lanterna, e a saída de escape passa a ser dupla.

E assim as mudanças foram surgindo. O câmbio deixa de "seco" para ter as quatro marchas sincronizadas, o mesmo que existe até hoje. Em 1967, o Fusca passa por uma importante mudança: ele ganha motor 1.300 cc -, ao invés do 1.200 cc que o equipava até então.

Fusca 1962, um clássico e um dos melhores da história.

Os aros das rodas também receberam furos para melhor ventilação do sistema de freios. Já em 1968 foi provado que o sistema de 6 volts que o equipava não se mostrava eficiente, aí o Fusca ganhara um novo sistema elétrico, de 12 volts. E a caixa de direção passa a ser lubrificada com graxa.

A partir da semana que vem, o Fusca da nova década, cheio de modificações. 

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