O protótipo esportivo W12, um dos carros mais rápidos do mundo, será um dos destaques da Volkswagen no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro. A esportividade do modelo deverá dividir as atenções com a luxuosidade do Phaeton. O modelo W12 que será exposto é exatamente o mesmo que, em fevereiro, estabeleceu o novo recorde mundial de velocidade no circuito de Nardo, em Lecce, sul da Itália, em uma corrida de “24 horas”.
O recorde foi obtido a uma velocidade média de 322,89 km/h – o veículo chegou a atingir 350 km/h em um percurso total de 7.749,4 quilômetros. A melhor marca, até então, era do mesmo protótipo, estabelecida em outubro de 2001. A superação do recorde está diretamente relacionada à alta confiabilidade do motor e ao desenvolvimento contínuo do veículo.
O protótipo bateu seis recordes mundiais e doze recordes internacionais em competições de velocidade. Todos esses resultados estão sendo reconhecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Sinônimo de beleza, esportividade e, principalmente, potência, o Coupê W12 atinge a velocidade máxima de 350 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5s.
O W12 é um veículo de estilo esportivo, com carroceria para dois lugares. Tem duas versões de motorização: a primeira é equipada com motor de doze cilindros de 600 cv, a que bateu o recorde; a segunda tem 420 cv de potência, o mesmo propulsor do sedan de alto luxo da Volkswagen, o Phaeton.
Os 600 cv do W12 são alcançados com 7.000 rotações por minuto. O torque máximo de 620 Nm é atingido a 5.800 rpm. A força do motor é transmitida às rodas traseiras por uma caixa de câmbio seqüencial. As rodas tem 19″ de diâmetro com pneus 255/35 ZR na dianteira e 275/40 ZR na traseira. Entre os os itens de assistência eletrônica estão o ESP (controle de estabilidade) e o TCS (controle de tração).