São verdadeiras obras de arte os modelos produzidos pela Jaguar. E cada um parece ter sido lapidado à mão, de tão perfeito. Nos salões realizados em vários países durante o ano, é possível ver muitos visitantes no estande da marca, apreciando cada "obra" exposta por longo tempo.

continua após a publicidade

E este ano não foi diferente para os aficionados da Jaguar que visitaram o 2007 North American Internacional Auto Show, em Detroit, nos Estados Unidos, encerrado no último dia 21. O carro conceito C-XF da Jaguar foi a maior atração do salão, tanto que foi eleito pelos jornalistas como o "melhor carro"  do salão deste ano.

O Concept C-XF esbanja beleza de qualquer ângulo observado. A dianteira chama a atenção por diversos pontos: a grande grade agressiva cromada em preto com o logo da marca ao centro. Destaque, ainda, para os vincos acentuados no capô e o amplo pára-choque. O desenho do conjunto ótico é um "show" à parte: mais estreito nas pontas e saindo pelas laterais.

Visto de lateral o C-XF é ainda mais encantador. Deste ângulo é possível observar alguns detalhes bem interessantes, como as maçanetas das portas com desenho moderno embutidas na carroceria, o desenho das portas e as "escapadas" pelas laterais dos faróis e lanternas. Há mais dois itens a serem destacados: o vinco entre a porta e o pneu dianteiro com o nome Jaguar estampado na parte superior e as rodas exclusivas de alumínio, de sete raios e 21 polegadas, com pneus Pirelli.

continua após a publicidade

A parte traseira do carro também mostra toda esportividade que os "designers" quiseram dar a esse "concept" – por conta do vidro amplo, quase deitado, acompanhando a caída do teto, do amplo pára-choque unido sem emendas à parte de cima e às laterais, e o escapamento duplo. Destacam-se na traseira as lanternas traseiras, estreitas e longas, cortadas inclusive pela tampa do porta-malas. O nome Jaguar está estampado logo abaixo, na parte inferior da tampa do porta-malas.

Sua parte externa foi cuidadosamente esculpida. Os quatro ocupantes podem se acomodar confortavelmente nos assentos individuais e encontram muito mais tecnologia que luxo. O painel é bem moderno e conta com acabamento tom sobre tom, com uma boa mistura de materiais, elementos gráficos e tecnologias inovadoras. Para ligar o carro, nada de chaves. E não poderia ser diferente. Um botão vermelho liga a ignição.

continua após a publicidade

Para mover o Concept C-XF, os engenheiros optaram pelo motor V8 de 4.2 litros que desenvolve 420 cv de potência máxima e 50,96 mkgf de torque máximo. Segundo a fabricante, o protótipo atingiria a velocidade final superior a 290 km/h. Mas a velocidade é limitada eletronicamente em 250 km/h. Depois de tudo, resta saber por quanto ele será vendido. No Brasil, a versão mais cara vendida atualmente é o XJ8 Super V8, 4.2 litros de 400 cv por R$ 498 mil.