Um grande marco para o setor foi a chegada da primeira fábrica Volkswagen nos anos 50. Inclusive, nesta quinta-feira (26), a marca comemora 50 anos de instalação no Brasil.
Com a abertura de mercado para novas marcas, que passaram de quatro para 18 neste período, o comportamento do consumidor também mudou. Antigamente, o carro era visto como um bem de investimento, a compra era feita quase sempre a vista e quando era financiado, as parcelas variavam de 6 a 12 meses. Na época, não havia muita variedade, comprava-se aquilo que estava disponível.
Hoje, o carro deixou de ser um bem de investimento, para ser um bem de consumo, sendo trocado com muito mais facilidade. A grande dificuldade para o consumidor agora é escolher entre tantas opções existentes no mercado.
Darli Antonio Borin diretor superintendente do Grupo Servopa. |
O Grupo Servopa, que nasceu como revenda exclusiva Volkswagen, também acompanhou este movimento. Nos últimos 10 anos, por uma exigência de mercado, o grupo passou a representar diversas marcas de automóveis. Hoje, o Grupo Servopa oferece opções de modelos em vários segmentos do setor automotivo.
O Jornal do Automóvel comunica estas transformações e as novidades deste setor. Acredito que a tendência do mercado é valorizar cada vez mais a durabilidade e a estética do automóvel, sem esquecer o preço de compra e, também, de revenda.
As perspectivas para o setor automotivo são boas e isto está baseado em três grandes pilares: o número de veículos por habitante ainda é baixo no Brasil, existe a abundância de crédito e a renda per capita do brasileiro aumentou. Estas condições apontam para um crescimento do mercado no futuro.
“Temos o maior estoque de importados da Região Sul”
Há 42 anos no mercado automotivo, em específico na concessionária Servopa Automóveis, pude acompanhar a evolução do mercado automotivo neste período. Hoje o setor é bem mais competitivo, já que antes de 1992 havia apenas quatro montadoras no Brasil, que abasteciam todo o mercado.
Com a chegada de novas marcas que apostaram, entre outras, na linha de carros importados, a competitividade aumentou, o consumidor passou a ter acesso a tecnologias e design nunca oferecidos no Brasil.
Com uma marca forte, a Servopa Automóveis seguiu a tendência e passou a oferecer o maior estoque de importados da região Sul. Hoje nos orgulhamos em obter a maior linha de importados e também o maior estoque de peças do Sul do Brasil, além de serviços de pós-venda com equipamentos de alta tecnologia.
Marco Antonio Rossi, diretor comercial da Servopa Automóveis. |
Em todo este processo foi o consumidor quem saiu ganhando. Com a evolução do mercado, o consumidor passou a valorizar a marca, sem deixar de lado a preocupação com a segurança, conforto e consumo de combustível.
O Jornal do Automóvel teve papel primordial para informar esta transformação. Por meio das matérias ali publicadas, temos uma noção de quanto os tempos mudaram.
Além disso, é por meio da imprensa que informamos as novidades, lançamentos e promoções disponíveis na concessionária, o que contribui para alavancar as vendas.
Hoje temos a honra de fazer parte desta história e de ter contribuído para a evolução do setor automotivo. Continuaremos a construir a história com novos lançamentos em 2010, com a estimativa de crescimento de 10%.