No ano 2054, alguns carros serão auto-limpantes, alguns dirigirão em um sistema sem acidentes e alguns mudarão as cores por comando. Pelo menos esta é a visão do futuro no recente filme de Steven Spielberg, Minority Report, estrelado por Tom Cruise, e que é atração no estande da Toyota no 22.º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo.
O filme, baseado num conto de ficção científica do escritor Philip K. Dick, é um “thriller” de ação e detetive filmado em Washington, D.C., no ano de 2054, em que a polícia utiliza uma tecnologia psíquica para prender e condenar assassinos antes que os mesmos cometam seus crimes. Tom Cruise desempenha o papel de chefe dessa unidade pré-crime e é ele próprio acusado do futuro assassinato de um homem que ele nem mesmo conhece.
Quando chega o momento de conceber o transporte por automóvel em um cenário futurístico, Spielberg viu na Lexus uma potencial parceria. “Eu venho dirigindo um Lexus SUV”, disse Spielberg. “E eu pensei que a Lexus poderia ter interesse em participar de um futuro especulativo para como seriam os sistemas de transporte e os carros em nossas rodovias em 50 anos. O resultado dessa exploração é algo que eleva e transforma o dirigir em uma experiência ambiental.”
O resultado foi um carro que viaja para cima num prédio de apartamentos, por exemplo, para ancorar-se à residência de uma pessoa. Uma vez lá, uma porta deslizante se abre, a qual também serve de janela e, nesse ponto, os assentos do carro podem até servir de assentos adicionais na sala de estar. De fato, dentro do carro, os assentos e os acessórios lembram mais um ambiente de sala do que um carro.
Com estilo sofisticado, os assentos confortáveis moldam-se ao corpo de cada pessoa; a configuração dos assentos pode ser mudada de modo que os passageiros fiquem de frente um para o outro. Todo o ambiente se volta para uma tela de vídeo na qual o “motorista” executa várias atividades… As quais não tem nada a ver com a atividade de dirigir. O cupê esporte vermelho Lexus é muito semelhante aos veículos de hoje tem as familiares quatro rodas e foi projetado para ser dirigido em um sistema de estrada tradicional.