Na década de 60 os desenhistas de carros começaram a apostar em protótipos futuristas, alguns tinham até pequenas asas. Acreditava-se que até o ano 2000 os carros voariam por estradas imaginárias. Isso não aconteceu. O que jamais imaginaram é que no século seguinte os projetistas de carros fossem se inspirar no que eles estavam fazendo na época.
Um dos carros considerados mais belos e desejados deste início de milênio é o Ford GT 40, um legendário esportivo que fez sucesso nos anos 60 e que agora volta em versão revitalizada e com uma injeção de tecnologia para fazer frente às Ferraris e aos Porsches.
A montadora está trabalhando para deixar as três primeiras unidades prontas até junho deste ano, quando se celebrará o centenário da Ford. A partir de 2004, serão fabricadas 4.500 unidades, das quais apenas 80 ficam na Europa. A grande maioria do restante tem como destino os Estados Unidos. Poucas unidades serão vendidas a colecionadores e amantes do modelo espalhados pelo mundo.
As especificações técnicas do GT 40 serão conhecidas apenas alguns meses antes de seu lançamento. O que já está confirmado é sua carroceria de alumínio e um motor V8 de 5.4 litros com turbocompressor, capaz de fazer sua potência passar de 500 cv. O câmbio será manual de seis marchas, para aproveitar toda a esportividade do modelo.
Passado de glória
A história do GT 40 nasceu de uma briga pela liderança na famosa prova de Le Mans, entre Enzo Ferrari e Henry Ford II. De um lado, as Ferraris que dominavam as pistas. Do outro, a Ford que amargava derrotas com o Shelbi Cobra. Henry Ford até tentou comprar a fábrica italiana de puroS-sangues. Não conseguiu entrar em acordo com Enzo.
O desacordo causou ira no presidente da Ford, que encomendou aos seus engenheiros um modelo que fosse capaz de desbancar os esportivos italianos nas pistas. Nasceu então um modelo com motor V8 de 390 cv de potência que chegava aos 320 km/h. A versão media 3,96 metros de comprimento e 1,02 metro de altura, ou seja, 40 polegadas, daí o nome GT40. O modelo da Ford só foi ganhar corridas de longa duração em 1967. Um ano depois a Ford abandonou as pistas. O GT-40 estará sendo vendido na Europa a partir do ano que vem por 136 mil euros, cerca de R$ 497 mil, isso sem contar as taxas de importação.