Lidacir Antonio Rigon. continua após a publicidade |
Em um mercado cada dia mais competitivo a transparência é apontada pelos consumidores como diferencial na hora de comprar.
Pesquisas da empresa Anthropos Consulting revelam que 5796 consumidores entre 16062 consideram a honestidade o fator mais importante ao negociar, isso equivale a 36,1% dos votantes. É no setor automobilístico que esses dados ficam ainda mais evidentes.
De acordo com a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar), o consumidor de seminovos busca serviços e produtos de qualidade, no entanto, o fator decisivo na hora da compra é a ética e a transparência das revendas de veículos.
Isso porque, a honestidade ao vender veículos já com alguns anos de uso é o que determina a qualidade desses produtos. O que segundo Lidacir Antonio Rigon, presidente da entidade, o fator ético é o diferencia as lojas associadas a Assovepar.
Submetidas ao Código de Ética da associação e ao Código de Defesa do Consumidor, essas revendas têm compromisso em atender as necessidades do cliente, respeitando assim, seus direitos como consumidor de seminovos.
Segundo Rigon, antes que uma loja venha a fazer parte da associação, a entidade consulta seus antecedentes – reclamações do Procon ou processos judiciais – sua situação legal com relação à documentação e instalações e verifica a qualidade dos serviços e produtos ofertados ao cliente final.
?Nossas ações são para que o consumidor de seminovos identifique nessas lojas serviços transparentes e saia satisfeito com a aquisição de seu seminovo?, revela Rigon. Atualmente, fazem parte da associação cerca de 170 lojas de Curitiba e Região Metropolitana, todas são identificadas por uma placa (que traz o nome da revenda, código da associação e data de validade).
Para o consumidor, a associação presta orientações na compra de seminovos (por meio do site, telefone e matérias publicadas na imprensa) e ainda supervisiona a prestação de serviços das lojas associadas.
Caso o consumidor compre em uma dessas revendas e tenha problemas com o veículo, a Assovepar intervém para que problema seja resolvido. Dessa forma, o consumidor tem maior segurança ao comprar seminovos.