Há muito mais do que se possa imaginar por trás do carro dos seus sonhos.
Isto foi o que mostrou o Salão Internacional do Automóvel de 2006 e que o Jornal do Automóvel fez completa cobertura em São Paulo.
Este salão mostrou mais que uma história. Documentou a história da indústria automobilística no País, lembrando que foram precisos 50 anos (1956-2006), para que o Brasil tivesse um complexo industrial automotivo com capacidade instalada para produzir anualmente 3,5 milhões de veículos e 98 mil máquinas agrícolas.
Esse é um rápido balanço da representatividade da indústria automobilística no País em 2006. Poucas pessoas que visitaram o 24º Salão Internacional do Automóvel de 2004 com os olhos de quem aprecia somente o produto finalizado tinha noção exata da grandiosidade do que estamos falando.
As atrações desse Salão que comemorou os 50 anos da indústria automobilística brasileira foram: o Concept T da Volkswagen, um cupê futurista, inovador e possante. Com essas características, o Concept T roubou a cena no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
Por sua vez, a Renault do Brasil mostrou aos brasileiros o Fluence, um carro esportivo, sensual e sedutor.
Nada mais que um cupê cujas formas foram esculpidas com linhas simples e estruturadas, com acabamento em alumínio e motor 3.5 litros V6 a gasolina, com 280 cv de potência.
Nova versão da compacta minivan Idea foi apresentada pela Fiat. Unindo versatilidade com design atraente, a montadora italiana instalada em Betim (MG), apresentou ao público a Idea Adventure.
Se o modelo servia para o trânsito das grandes cidades, passou a ter desempenho de um fora-de-estrada, sem deixar de lado suas qualidades. Na oportunidade, a Fiat Automóveis também apresentou o Palio Elétrico, fruto de parceira com a Itaipu Hidrelétrica e a suíça KWO.
Com uma linha de produtos renovada, a Ford Brasil inaugurou sua nova assinatura “Viva o Novo”, mostrando ao público um ícone de potência e design, o Shelby GT 500, projetado por um dos maiores mitos da história da indústria automobilística: Caroll Shelby.
Em seu estande a Ford ainda exibiu, o Ford EcoSport, o ousado e moderno Fusion, o Focus Hatch e o Focus Sedan, o Fiesta Sedan, o Ka e suas picapes, Ranger, F-250 4×4 e o Ford Courier.
Tecnologia foi o tema do estande da Chevrolet, que entre vários produtos apresentou o Camaro Concept, o Chevrolet HHR, o novo sedã Prisma (o mais novo carro da Chevrolet na ocasião), o Tracker, a S10, o Vectra, o Astra, a Meriva, o Corsa, o Celta e o Chevrolet Classic.
O New Civic foi a principal atração da Honda, carro que em sua oitava geração chegou para revolucionar o mercado.
Outro destaque da montadora foi o Fit, minivan desenvolvida sob o conceito “o máximo para o homem, o mínimo para máquina” e que faz sucesso até hoje. Os Audi TT Coupé e Audi Q7 foram destaques da Audi. A BMW destacou a chegada ao mercado brasileiro do novo BMW Z4 M. A Citroen exibiu o C4 VTR, um cupê com estilo dinâmico e inovador.
A Nissan mostrou a elegância diferenciada do Sentra. A Peugeot apresentou o 206 Escapade, um “cross station” para quem gosta de aventura. E a Volvo apresentou o novo conversível C70, o utilitário esportivo XC90 e a segunda geração do Volvo S80.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)