Nunca se viu tanto Fusca em Curitiba

A comemoração do Dia Nacional do Fusca – dia 25 de janeiro – deste ano em Curitiba estabeleceu um recorde em termos de número de veículos antigos da marca Volkswagen reunidos num só local: a área frontal ao Palácio Iguaçu – sede do governo estadual do Paraná – foi completamente tomada durante todo o dia por nada menos que 876 veículos oriundos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Num mar de veículos de todos os tipos e ano de fabricação com motor refrigerado a ar, milhares de pessoas que circularam pelo local puderam apreciar Fuscas, Kombis, Brasilias, Pumas, Variants, Karmann Ghias, alguns da década de 1950, entre outros, incluindo um raro jipe Kubelwagen modelo Volks 181, ano 1972, de fabricação alemã, pertencentes a associados de cerca de 10 clubes de cidades daqueles estados.

Foi uma fuscarada só, graças à iniciativa do Clube Amigos do Volks e Rusted Live, ambos de Curitiba, com apoio do governo do Paraná e de empresas como Dpaschoal, Retífica de Motores Zawadzki, Berko, Lasperg e Hirata, Cacique Fogos, Lonatto Churrascaria, Condor Supermercados, Shalon, Neoset Gráfica e Boechat Contabilidade.

Em 2008 o número de veículos foi de 300 e para 2010 os organizadores esperam atingir a marca dos 1.000.

Na abertura do evento, às 9,00 horas, foi tocado e cantado o Hino Nacional Brasileiro, enquanto que, às 13h30 foi realizado um buzinaço, saudando a passagem do dia dedicado ao fusquinha, automóvel que é alvo de paixão por parte de antigomobilistas do mundo inteiro. Brindes oferecidos por expositores de peças foram entregues aos participantes.

Salve o imortal Fusca!