Os primeiros ônibus Volvo projetados para circular com biocombustíveis começaram a operar no sábado passado (9/5), na Linha Verde, o sexto corredor de transporte de Curitiba.

continua após a publicidade

O chassi articulado Volvo B12M rodará na canaleta exclusiva, fazendo o percurso que liga o Terminal do Pinheirinho, na zona Sul, até o centro da cidade.

A Linha Verde é uma avenida construída sobre o leito do trecho urbano da BR-476, que agora está integrada à malha urbana da capital, unindo duas importantes regiões de Curitiba.

“A introdução destes veículos na Linha Verde é mais um passo na tradicional parceria entre a Volvo e a Prefeitura de Curitiba para melhorar ainda mais um sistema organizado de transporte coletivo urbano, que é considerado um sucesso e que também serve de modelo para muitas outras cidades e países”, afirma Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latina America. “Contribuir com ônibus preparados para rodar com combustível alternativo é muito importante, pois o respeito ao meio ambiente é um dos três valores essenciais da marca, ao lado da segurança e da qualidade”, completa Euclides Castro, gerente da divisão de ônibus urbano da Volvo Bus Latin America.

continua após a publicidade

A Linha Verde ajudará a aperfeiçoar ainda mais o sistema de transporte curitibano. É uma obra do município prevista no Programa de Transporte Urbano. Com o novo corredor de transporte serão implantadas novas linhas de ônibus – a primeira delas é a Pinheirinho-Centro, que tem demanda inicial prevista de 35 mil passageiros por dia. O primeiro trecho entregue pela administração municipal em dezembro de 2008 tem 12,2 quilômetros.

Atualmente, 24% da frota de 1,9 mil ônibus que circulam na capital paranaense em 395 linhas são de veículos Volvo, todos fabricados em Curitiba. Dos biarticulados, 100% são da marca.

continua após a publicidade

O Sistema Integrado de Transporte Coletivo é utilizado por dois milhões de passageiros todos os dias e é responsável pelo emprego direto de 15 mil pessoas, entre motoristas, cobradores, fiscais e mecânicos, entre outros profissionais.