Apesar da expectativa criada em torno de seu lançamento, o novo Gol não é resultado de mera reestilização. O carro passou por modificações profundas, como nova plataforma, motor transversal (em vez de longitudinal), visual mais arrojado, nova suspensão, mais espaço interno e novo ?design?. O Gol Geração 4 permanece em linha, na versão duas portas, como automóvel de entrada. E assim, o líder por 21 anos continuará enfrentando Chevrolet Celta e Fiat Palio.
A mudança do motor longitudinal para transversal proporcionou várias mudanças no modelo, como menor comprimento e maior espaço interno, oferecendo mais conforto para todos os ocupantes, inclusive para os passageiros do banco de trás. O novo Gol utilizará os renovados propulsores 1.0 l e 1.6 l denominados VHT (Volkswagen High Torque), ambos bicombustíveis. Com álcool no tanque, o bloco menor desenvolve 76 cv de potência a 5 250 rpm e 10,6 kgfm de torque a 3 850 rpm. E o 1.6 VHT entrega 104 cv de potência nas mesmas rotações e 15,6 kgfm de torque a 2 500 rpm.
Os preços oficiais do novo VW Gol foram divulgados na manhã da última segunda-feira (30/6), momentos antes do ?test-drive? para a imprensa. O modelo básico 1.0 parte de R$ 28.980,00 e a versão Trend tem preço de R$ 29.825,00. O modelo de entrada na motorização 1.6 custa a partir de R$ 32.290,00. Também apresenta duas outras versões: Trend, por R$ 33.235,00 e Power, por 36.420,00. Em nossa próxima edição divulgaremos as primeiras impressões do novo VW Gol. (BN)