Depois do ?design?, novo motor é a principal atração do Vectra. O novo sedã da GM do Brasil chega ao mercado com duas opções de acabamento: Elegance e Elite. A primeira, mais simples, com valor a partir de R$ 59.990,00 e somente motor 2.0 8V Flexpower, podendo opcionalmente, ter transmissão manual ou automática. Completo, seu preço sobe para R$ 72.990,00. Na versão Elite, disponível somente com o novo motor 2.4 16V Flexpower e câmbio automático, tem preço inicial de R$ 79.990,00 e pode chegar a R$ 84.990,00 com todos os opcionais. Esses preços são os sugeridos pela montadora para as regiões Sul e Sudeste.

continua após a publicidade

Pela primeira vez oferecida na linha Chevrolet, o novo Vectra tem garantia de 3 anos ou o que ocorrer primeiro. As revisões têm novo formato. Elas passam a ser duas gratuitas, uma com 1.500 km ou seis meses e a segunda com 10.000 km ou um ano. As demais revisões (não gratuitas) acontecem a cada 10.000 km ou um ano. A troca de óleo deve ser feita a cada 10.000 km ou 12 meses.

O novo Vectra conta com duas opções de motorização: o 2.0 8V Flexpower, e o inédito 2.4 16V Flexpower, ambos desenvolvidos pela Powertrain, baseados na família II de motores Chevrolet. O primeiro é o mesmo usado no Astra. Quando abastecido com gasolina, ele desenvolve 121 cv a 5.200 rpm e torque de 18,3 mkgf a 2.600 rpm. Mas com álcool, a potência sobe para 127,6 cv a 5.200 rpm e o torque vai para 19,6 mkgf a 2.400 rpm, A taxa de compressão é de 11,3:1.

Com câmbio manual, abastecido apenas com álcool, a velocidade máxima do Vectra 2.0 é de 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos. E com a utilização de gasolina, a velocidade máxima cai para 196 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 s. Com transmissão automática, a velocidade é de 197 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,9 s, com álcool; e 194 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, abastecidos com gasolina.

continua após a publicidade

O motor 2.4 litros 16V Flexpower é exclusivo da versão Elite. Com gasolina, tem a potência máxima de 146 cv a 5.200 rpm. Quando usa álcool como combustível, sua potência fica em 150 cv a 5.200 rpm. Segundo a montadora, utilizando álcool, a velocidade máxima é de 206 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 s. E com gasolina sua velocidade chega em 203 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 s. A versão 2.4 está disponível apenas com transmissão automática de quatro marchas. (BN)

OLHO CLÍNICO

continua após a publicidade

Consumo pode ser o calcanhar-de-aquiles do novo Vectra, especialmente do seu motor mais potente. Os números do modelo com motor 2.0 podem até ser considerados muito bons. Segundo dados da montadora, com câmbio manual, na cidade, abastecido com gasolina, o carro teve média de 10,1 km/l. Na estrada esse número sobe para 15,1 km/l. E com a mesma motorização, mas com câmbio automático, o Vectra obteve o mesmo número na cidade e 14,9 km/l na estrada.

Com álcool e câmbio manual, a média cai para 7,3 km/l e 10,7 km/l, na cidade e estrada, respectivamente. E com transmissão automática, o motorista roda 7,1 km/l em perímetro urbano e 10,3 km/l na estrada.

Quando abastecido com gasolina, o Vectra com motor 2.4 16V faz, segundo a montadora, 9 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Mas com o álcool as médias caíram para 6,0 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

Levando-se em consideração o item motor/potência, os concorrentes do novo Vectra seriam os Fiat Marea 1.8 16V (132 cv) e 2.4 20V (160 cv), Ford Focus Sedan 2.0 16V (147 cv) e Mondeo 2.0 16V (143 cv), Toyota Corolla 1.8 16V (136 cv), Honda Civic 1.7 16V (130 cv) e Honda Accord 2.4 (158 cv), Audi A4 1.8 (163 cv), Citroën C5 2.0 16V (143), Volkswagen Passat 2.0 FSI (150 cv), Mitsubishi Galant 2.5 (163 cv) Mercedes-Benz Classe C 1.8 (143 cv), e, por que não, Astra (127 cv).

Mas se o critério de escolha levar em consideração o preço, os adversários diretos do Novo Vectra são: Fiat Marea ELX (R$ 53.240,00) e HLX (R$ 79.000,00), Ford Focus Sedan GLX (R$ 50.000,00) e Ghia (R$ 65.000,00), Toyota Corolla Xli (R$ 51.640,00) e SE-G (R$ 77.100,00), Honda Civic LX (R$ 53.660,00) e EX (R$ 70.190,00).

Na média dos critérios analisados por jornalistas especializados, os competidores do novo Vectra seriam Citroën C5, Fiat Marea, Ford Focus Sedan e Mondeo, Honda Accord e Civic, Volkswagen Passat, Toyota Corolla, Mercedes-Benz Classe C, além do próprio Astra. Nas conversas com a imprensa os executivos da GM do Brasil comentaram que não ficarão surpresos se o Vectra canibalizar o Omega, que custa o dobro do preço no novo sedan Chevrolet.

Pela primeira vez oferecida na linha Chevrolet, o novo Vectra vem com garantia de 3 anos para uso pessoal, sem restrição de quilometragem. E a troca de óleo passa a cada 10.000 km ou 12 meses. (BN)

FICHA TÉCNICA

Vectra Elite 2.4 16V

Motor 2.4 L 16Valvulas

Cilindrada 2.405 cc

Potência (cv/rpm) 146 a 5.200 (gas) / 150 a 5.200 (álc)

Torque: 23,1 a 4.000 (gas) / mkgf/rpm

23,7 a 4.000 (álc) / mkgf/rpm

Transmissão: Automática de 4 marchas

Freios: dianteiro – disco ventilado traseiro – disco sólido, com ABS e EBD

Pneus (dian./tras.) 205/55 R16

Capacidade do porta-malas 526 litros

Aceleração de 0 a 100 Km/h 10,9 (gas) / 10,5 (álc)

Velocidade máxima: 203 (gas) / 206 (álc) km/h

Consumo: cidade – 9,0 (gas) / 6,0 (álc) km/l

estrada – 12,9 (gas) / 9,0 (álc) km/l