A Fiat deu o único passo que ainda não havia sido tomado com o Novo Uno e lança a versão duas portas do compacto da marca que chega a partir de R$ 26.490,00 em sua versão mais básica, a Vivace 1.0.
A chegada da carroceria duas portas vem de encontro ao bom momento da marca, que comemora a recente liderança de mercado como o carro mais vendido do País no mês de fevereiro, ultrapassando o VW Gol, que perdeu a liderança mensal pela última vez em setembro e outubro de 2006, quando foi ultrapassado pelo Fiat Palio.
O novo Uno com duas portas é esperado desde julho do ano passado, conforme havia sido anunciado pela montadora durante o lançamento do carro, realizado em maio de 2010. Mas ele chegou só agora.
De acordo com a montadora, o atraso ocorreu por conta da alta demanda do modelo quatro portas, pois sua linha de montagem em Betim (MG) ainda não estava preparada para receber a produção de mais uma versão.
Com a devida adequação na fábrica, a Fiat agora tem um produto mais em conta. Exceto pela diminuição das portas, as mudanças no Uno, foi ínfima. A readequação da cabine ficou limitada as alterações dos assentos frontais, que agora rebatem, e o acabamento da seção traseira, livre da dobra na coluna central devido à ausência das portas.
A carroceria duas portas está disponível para todas as opções de acabamento do novo Uno – Vivace, Way, Attractive, Way 1.4 e Sporting – e parte de R$ 26.490,00 (o Uno Vivave 4p começa em R$ 29.140,00), valor que o coloca como um dos carros mais baratos do Brasil.
Com duas ou quatro portas, o Novo Uno anda do mesmo jeito. O modelo com menos acessos ao interior ainda tem a vantagem de ser 11 kg mais leve, mas isso não é o suficiente para fazer alguma diferença no desempenho.
O motor 1.0 flex gera até 75 cv a 6.250 RPM e 9,9 kgfm de torque em 3.850 giros, enquanto o propulsor 1.4, também bicombustível, desenvolve 88 cv (com etanol) e 12,4 kgfm. E o câmbio tem opção apenas manual de 5 marchas.
De acordo com a Fiat, a nova versão 2 portas respondeu em seu primeiro mês de vendas por 30% do “mix” de vendas do compacto Uno. Essa versão duas portas, pode ser o que faltava para que o modelo mantenha a recém liderança e não seja apenas um impacto do lançamento. O objetivo da montadora agora é ficar atenta às ações da Volkswagen, que certamente não vai deixar barato a queda da liderança em fevereiro.