A receptividade do público brasileiro ao utilitário esportivo compacto ix35, a nova geração do Tucson, que acaba de ser apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, está sendo avaliada pelo grupo Hyundai CAOA.
Exemplar do modelo foi trazido para o Brasil pela empresa e está sendo exibido em clínicas realizadas entre consumidores de automóveis, a maioria deles de proprietários de SUVs.
Após responder questionários genéricos, cuja finalidade é traçar um perfil do entrevistado, os organizadores encaminham os participantes para um local restrito onde estão estacionados cinco veículos, todos SUVs e identificados com as letras A, B, C, D e X, o ix35. As logomarcas e emblemas são cobertos com fita adesiva para que os modelos e seus respectivos fabricantes não sejam identificados.
Momentos antes de entrar nos carros, os instrutores da pesquisa pedem aos participantes que analisem o “design” externo dos modelos, atribuindo notas de 1 a 7 para diversos quesitos.
Em seguida, os convidados avaliam o interior, utilizando o mesmo procedimento. Ao final, o questionário pergunta se o consumidor trocaria o carro dele pelo modelo X e quanto ele pagaria pelo veículo.
Os SUVs escolhidos para enfrentar o ix35 foram o Honda CRV, o Toyota RAV4, o Chevrolet Captiva e a versão atual do Tucson comercializada no mercado nacional. Do resultado da pesquisa dependerá a comercialização do novo Tucson ix35 em nosso País.
