Externamente, ambos têm rodas de liga-leve (Makalu de 17?, no V6, e Valley de 18?, no V8), faróis e lanternas de neblina. O V8 tem ainda faróis bi-xenon direcionais com lavadores e luz estática para curvas. No interior, as duas versões oferecem ar-condicionado eletrônico com ajuste por zona (duas zonas, no V6, e quatro zonas, no V8), rádio e CD player com 10 alto-falantes, bancos revestidos em couro, apoio de braço entre os bancos dianteiros, banco traseiro com encosto rebatível e descansa-braço, pára-sóis com espelhos e luz, luzes de leitura na região dos pés. A versão V8 tem ainda cintos de segurança dianteiros com ajuste elétrico, insertos internos em madeira (nogueira) e bancos dianteiros aquecíveis com ajuste elétrico.
No Brasil, o modelo é ofertado nas versões Touareg V6 FSI, equipada com motor 3.6 litros de seis cilindros e 24 válvulas que desenvolve 280 cv de potência, e Touareg V8 FSI, que é movida pelo propulsor 4.2 litros de oito cilindros e 32 válvulas que desenvolve 350 cv. Os dois motores têm sistema de injeção direta de combustível sob alta pressão diretamente nos cilindros. Também utilizado na família Passat, esse sistema proporciona mais desempenho com menor consumo de combustível e, conseqüentemente, redução de emissão de poluentes.
Com motor V6, o Touareg acelera de 0 a 100 km em 8,6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 218 km/h. Na versão equipada com o V8, os números são ainda mais impressionantes: o veículo acelera de 0 a 100 km em apenas 7,5 segundos e chega aos 234 km/h de velocidade máxima. Para combinar com motores tão robustos, as duas versões do Touareg têm carrocerias extremamente rígidas e são equipadas com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades e tração integral permanente 4Motion.
Adicionalmente, o Touareg V8 tem ainda sistema auxiliar de estacionamento (dianteiro e traseiro), sistema de controle de pressão dos pneus, volante de direção multifuncional com controle para rádio e piloto automático, engate para reboque traseiro removível e com chave, suspensão pneumática com regulagem de altura e regulagem elétrica dos amortecedores, além da opção de bloqueio de diferencial (V8).