Mais um mexicano desembarca no Brasil para brigar no segmento dos sedãs médios. É o Nissan Sentra produzido na cidade de Aguascalientes. E chega repleto de qualidades – beleza, conforto, desempenho e tecnologia – para enfrentar fortes adversários, como o Toyota Corolla, o Honda Civic e o Chevrolet Vectra. Com belo "design", foi apresentado aos brasileiros no último Salão do Automóvel realizado no Anhembi (SP), e chamou a atenção dos visitantes no estande da marca. Na dianteira, seu conjunto ótico lembra o do Ford Fusion, curvado e mais vertical, invadindo o capô. Completam o visual o vinco embaixo dos faróis, o pára-choque robusto e as duas grades.

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Na parte traseira, o desenho das lanternas, mais verticais e que saem um pouco pelas laterais, lembram também as do Ford Fusion. Dois pontos chamam a atenção: o vidro traseiro pequeno, que aumenta a caída do teto, onde está localizada a antena, além do pára-choque integrado sem divisão para os lados do carro. Na tampa do porta-malas, linhas mais retas, porém com a parte superior "empinada". O logotipo da Nissan está localizado logo acima do puxador da tampa. Do lado esquerdo, o nome Sentra e do direito, a identificação 2.0 da motorização.

E por falar em traseira, a Nissan seguiu os mesmos passos da concorrente Honda. Valorizou a parte interna e diminuiu a capacidade do porta-malas: são 371 litros. De acordo com a montadora, a decisão foi tomada com base em pesquisas realizadas com os consumidores, que preferem mais espaço para os ocupantes do que para a bagagem.

Soluções inéditas encontradas no Novo Sentra: exclusivo sistema "Divide-N-Hide", uma divisória no interior do porta-malas com múltiplas funções, como a de acomodar objetos úmidos para preservar o carpete ou ocultar bagagens que podem ser alcançadas do interior do veículo.

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O encosto do banco traseiro pode ser rebatido totalmente ou na proporção 60/40, sem necessidade de remoção dos apoios de cabeça. Visto de lado, o desenho do Novo Sentra também agrada. Os estilistas capricharam na linha das janelas, mais elevada na dianteira e mais caída na parte traseira do carro. Todas as janelas possuem molduras pretas no contorno e as maçanetas são pintadas na cor do carro. As rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 205/55 são de série para as versões S e SL e opcionais para a versão de entrada, que é calçada com pneus 205/60 e rodas de aço estampado de 15 polegadas. (BN)

OLHO CLÍNICO

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Em
três versões diferentes de acabamento (2.0, 2.0 S e 2.0 SL), o Nissan
Sentra será comercializado pelas concessionárias da marca. Todas
possuem excelente material interno, oferecem conforto para os ocupantes
e contam comboa lista de equipamentos de série, que inclui vidros e travas elétricos, tomada de 12 volts
no console central, banco do motorista com regulagem de altura, tampa
de combustível com abertura interna, porta-copos, porta CDs removívelpara 8 CDs, porta-óculos, ar-condicionado, desembaçador do vidro traseiro, freios ABS e air bag. A versão topo de linha (SL) tem a mais teto solar, air bag lateral e de cortina.

Seu
painel de instrumentos é moderno nas três versões de acabamento. Os
quadros de instrumentos (velocímetro, conta-giros e marcadores de
combustível e temperatura)têm contornos cromados e são de fácil visualização. Há, ainda, luzes de advertência de porta aberta, bateria, cinto de segurança e nível de óleo. Todas as versões vêm com rádio CD player e ar-condicionado. A versão "top" (SL) vem, ainda, com MP3 integrado ao CD Changer Rockford Fosgate.

A alavanca do câmbio do Sentra é agradável de ser manuseada. Lembra
as alavancas dos carros de corrida. O acabamento do banco em couro é de
série apenas na versão SL. O console central dianteiro com tampa e
apoio de braço integrado é de série nas três versões. Seu volante de
três raios, de excelente empunhadura,conta com regulagem de altura e controle de ajustes do piloto automático. O acabamento em couro é de série nas versões S e SL. Na parte central do volante foi colocado o logo da Nissan.

O Sentra é oferecido com duas opções de transmissão: uma manual de seis velocidades e a automática Xtronic CVT com relação continuamente variável. As três versões do Sentra contam com motor 2.0 litros, de
alumínio, quatro cilindros, 16V com sistema CVVTCS (Continuously
Variable Valve Timing Control System), sigla para controle de aberturae fechamento de válvulas continuamente variável. Esse propulsor desenvolve 142 cavalos de potência máxima a 5.500 rpm e 20,3 mkgf de torque máximo a 4.800 rpm.

De acordo com a Nissan, a princípio o Sentra será oferecido apenas com motor a gasolina. Temos certeza de que o consumidor ficará surpreso com o novo Sentra e aprovará totalmente seu desempenho. O modelo é realmente agradável de dirigir, tanto com o câmbio manual como automático. Anda bem, tem boa estabilidade nas curvas e oferece retomadas excelentes. A versão de entrada, com motor 2.0 litros e câmbio manual de seis velocidades, custa R$ 58.500,00. E a topo da linha, a versão 2.0 SL equipada com câmbio CVT, custa R$ 81.700,00. (BN)

Ficha técnica

Motor: Em alumínio, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16V

Cilindrada: 1.997 cm3

Potência: 142 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,3 kgfm a 4.800 rpm

Taxa de compressão: 9,7: 1

Câmbio: Manual, de seis marchas, ou automático Xtronic CVT

Comprimento: 4,56 m

Largura: 1,79 m

Altura: 1,51 m

Entre-eixo: 2,68 m

Porta-malas: 371 litros

Suspensão: Na dianteira, independente do tipo McPherson com roda estabilizadora. Na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais

Freios: Na frente, discos ventilados com 270 mm de diâmetro com sistema
ABS de quatro canais e sensores com controle eletrônico de distribuição
e força. Na traseira, tambor com 228,6 mm de diâmetro

Tanque: 55 litros