A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart, continua sua tradição no automobilismo esportivo com a construção de um esporte-protótipo com ?cockpit? aberto para corridas de longa duração. O novo carro, apresentado recentemente, recebeu a designação ?RS Spyder?, sigla que remete a uma longa história de sucesso iniciada em 1953, com o Spyder 550 1500 RS.
O novo RS Spyder completou um programa inicial de três dias de testes simulando corrida no autódromo de Estoril, em Portugal. Hartmut Kristen, diretor da Motorsports, comenta: ?O novo motor V8 de 3,4 litros, a transmissão e o chassi preencheram nossas expectativas. Estamos muito otimistas a respeito dos próximos testes?.
Em Estoril, os pilotos da fábrica, Lucas Luhr (Mônaco) e Sascha Maassen (Bélgica) dividiram o ?cockpit? do carro que a Penske Motorsports inscreverá na classe LMP2 (Le Mans Prototype 2) do campeonato American Le Mans Series (ALMS). Luhr/Maassen pilotarão o RS Spyder em sua primeira corrida, dia 1.º de outubro em Atlanta, nos Estados Unidos, e em Laguna Seca no dia 16 de outubro.
O francês Emmanuel Collard se juntará a eles para a ?Petit Le Mans? em Atlanta, que terá distância de mil milhas (cerca de 1.600 km) e duração prevista de dez horas de duração.
O programa de testes e corridas que começou em Estoril é uma preparação para 2006, quando a Penske Motorsports inscreverá dois RS Spyder em todo o campeonato da ALMS, além de colaborar com a Porsche no desenvolvimento do carro. Os primeiros Porsche Spyder competiram na Carrera Panamericana de 1954. Em 1956, o italiano Umberto Maglioli conseguiu a primeira vitória de grande importância para a Porsche: a Targa Florio, famosa corrida de estrada disputada na Sicília até 1977. Maglioli pilotou um 550 A Spyder sob os cuidados do diretor de corridas da Porsche, Huschke von Hanstein.
Esta vitória marca o começo de uma série de sucessos que vieram praticamente até os dias atuais, com um Porsche Spyder vencendo a 24 Horas de Le Mans em 1997. No ano seguinte, a Porsche venceu mais uma vez com o cupê 911 GT1. Nos últimos anos, a presença da marca em Le Mans tem sido marcante na categoria GT, na qual os modelos GT2 e GT3 mostram-se praticamente invencíveis até hoje.