Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, "a chegada do novo Polo Sedan suplanta a necessidade natural de transformação e a manutenção de sua competitividade no mercado e alinha o Brasil ao que está sendo produzido na Europa".
Com alterações marcantes no desenho externo, o Novo Polo revela a evolução contínua do Design Volkswagen. Nas palavras do chefe do departamento de Design da montadora, Gerson Barone, "as novas linhas do Polo evocam valores como tecnologia, qualidade e a mais pura arte. E para torná-lo ainda mais agressivo diante da concorrência, foi até promovido um reposicionamento de preços".
Completamente redesenhada, a frente do Polo Sedan ganhou formas proeminentes e tridimensionais, dando ao modelo um aspecto mais forte e robusto. A "cara" do veículo continua essencialmente marcada pelos faróis redondos que o caracterizam desde sua estréia no Brasil, em 2002. Só que agora eles estão embutidos dentro de criativo e inovador elemento trapezoidal, que também integra as setas direcionais.
Na parte traseira o Polo Sedan recebeu um "spoiler" integrado à tampa do porta-malas e novas lanternas. Como conseqüência, foi completamente modificado o balanceamento ótico do veículo. O desenho mais horizontalizado dá a impressão que o carro ficou mais largo, moderno e esportivo. As lanternas ganharam novo grafismo, baseado nos olhos do ser humano, com dois elementos redondos. Completam a aparência externa do Polo Sedan, novas calotas e rodas de liga leve. (BN)
Olho clínico
Fotos: Ciciro Back |
Segundo a Volkswagen, As mudanças efetuadas no Polo Sedan devem imprimir uma boa margem de vantagens perante seus concorrentes, principalmente na lista de equipamentos de série.
Assim como a parte externa do Polo Sedan, a interna também ganhou alterações, principalmente no acabamento e com algumas mudanças no painel e equipamentos. A cor que caracteriza o interior do novo Polo foi batizada de "Fendy", levemente inspirada no verde. Presente nos bancos e em parte dos revestimentos laterais, a tonalidade foi especialmente criada pela equipe de "design" da VW do Brasil, em parceria com os fornecedores. O objetivo da inovação foi tornar o habitáculo do veículo mais quente, vivo e alegre.
Conta também com novo painel de instrumentos com nova serigrafia, um novo volante de três raios revestido em couro (opcional, contendo o "airbag") e um novo CD Player em formato Double DIN (CD Player opcional com leitura de MP3). A posição de dirigir é boa e todos os comandos estão à mão e são de fácil visualização.
Um dos pontos fortes do Polo Sedan é a dirigibilidade. Tem uma boa aceleração e retomada. Seu novo volante – agora de três raios revestido em couro tem boa empunhadura. Durante nossa avaliação mostrou-se ágil na estrada, estável e com sistema de freio eficiente. Os engates do câmbio manual de cinco marchas são precisos e rápidos, permitindo agradável dirigibilidade. O ruído interno é baixo, mesmo quando se eleva o giro do motor para ganhar velocidade.
No segmento do Polo Sedan, há fortes adversários com o Fiat Siena, Ford Fiesta, Chevrolet Corsa e Renault Clio. Mas seu preço é competitivo. É um carro que agradará aqueles que apreciam um sedan moderno. (BN)