Novo Polo Sedan tem estilo e conforto

ja21.jpgLançado oficialmente pela Volkswagen do Brasil em 12 de setembro passado, o novo Polo Sedan é uma das estrelas do estande da marca alemã no Salão Internacional do Automóvel, que se realiza hoje, em São Paulo.

Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, "a chegada do novo Polo Sedan suplanta a necessidade natural de transformação e a manutenção de sua competitividade no mercado e alinha o Brasil ao que está sendo produzido na Europa".

Com alterações marcantes no desenho externo, o Novo Polo revela a evolução contínua do Design Volkswagen. Nas palavras do chefe do departamento de Design da montadora, Gerson Barone, "as novas linhas do Polo evocam valores como tecnologia, qualidade e a mais pura arte. E para torná-lo ainda mais agressivo diante da concorrência, foi até promovido um reposicionamento de preços".

ja22.jpgPercebe-se no Polo Sedan, semelhança com veículos maiores, como Jetta e Passat. Em comparação com o modelo anterior, o Novo Polo ficou 19 mm maior, chegando a 3.916 mm de comprimento. A largura (1.650 mm) e a altura (1.465 mm) permaneceram inalteradas.

Completamente redesenhada, a frente do Polo Sedan ganhou formas proeminentes e tridimensionais, dando ao modelo um aspecto mais forte e robusto. A "cara" do veículo continua essencialmente marcada pelos faróis redondos que o caracterizam desde sua estréia no Brasil, em 2002. Só que agora eles estão embutidos dentro de criativo e inovador elemento trapezoidal, que também integra as setas direcionais.

ja23.jpgOutra característica marcante da parte frontal do carro é a forma em "V" do conjunto pára-choque, grade e capô, que se baseia na nova identidade visual da marca Volkswagen (presente na família Gol, por exemplo). A linha se estende desde a coluna "A", passando acima do capô, na forma de um elegante vinco horizontal.

Na parte traseira o Polo Sedan recebeu um "spoiler" integrado à tampa do porta-malas e novas lanternas. Como conseqüência, foi completamente modificado o balanceamento ótico do veículo. O desenho mais horizontalizado dá a impressão que o carro ficou mais largo, moderno e esportivo. As lanternas ganharam novo grafismo, baseado nos olhos do ser humano, com dois elementos redondos. Completam a aparência externa do Polo Sedan, novas calotas e rodas de liga leve. (BN)

Olho clínico

Fotos: Ciciro Back

Segundo a Volkswagen, As mudanças efetuadas no Polo Sedan devem imprimir uma boa margem de vantagens perante seus concorrentes, principalmente na lista de equipamentos de série.

Assim como a parte externa do Polo Sedan, a interna também ganhou alterações, principalmente no acabamento e com algumas mudanças no painel e equipamentos. A cor que caracteriza o interior do novo Polo foi batizada de "Fendy", levemente inspirada no verde. Presente nos bancos e em parte dos revestimentos laterais, a tonalidade foi especialmente criada pela equipe de "design" da VW do Brasil, em parceria com os fornecedores. O objetivo da inovação foi tornar o habitáculo do veículo mais quente, vivo e alegre.

ja32.jpgO Polo Sedan vem equipado de série com direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira para todas as versões. Também não possui concorrentes equipados com rodas de aro 15 e pneus 195/55 R15, mais largos e de perfil mais baixo. Vem, ainda, com novo sistema de auxílio de estacionamento traseiro (sensor de estacionamento) e "Tilt Down" (sistema, que faz com o que o espelho retrovisor externo abaixe quando a ré é engatada). Este item, entretanto, acompanha as versões equipadas com trio elétrico.

Conta também com novo painel de instrumentos com nova serigrafia, um novo volante de três raios revestido em couro (opcional, contendo o "airbag") e um novo CD Player em formato Double DIN (CD Player opcional com leitura de MP3). A posição de dirigir é boa e todos os comandos estão à mão e são de fácil visualização.

ja33.jpgA versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, (um Polo Sedan 1.6) era equipada com motor 1.6 Total Flex que acelera de 0 a 100 km/h (álcool) em 11,2 segundos e atinge 175 km/h de velocidade final, segundo dados fornecidos pela montadora. Ele faz 7,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (média de 9,2 km/l). Abastecido só com gasolina, leva 11,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e alcança 173 km/h. Na cidade, o consumo é de 11,5 km/l e, na estrada, 17 km/l (média de 14 km/l).

Um dos pontos fortes do Polo Sedan é a dirigibilidade. Tem uma boa aceleração e retomada. Seu novo volante – agora de três raios revestido em couro tem boa empunhadura. Durante nossa avaliação mostrou-se ágil na estrada, estável e com sistema de freio eficiente. Os engates do câmbio manual de cinco marchas são precisos e rápidos, permitindo agradável dirigibilidade. O ruído interno é baixo, mesmo quando se eleva o giro do motor para ganhar velocidade.

No segmento do Polo Sedan, há fortes adversários com o Fiat Siena, Ford Fiesta, Chevrolet Corsa e Renault Clio. Mas seu preço é competitivo. É um carro que agradará aqueles que apreciam um sedan moderno. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo