Para o mercado brasileiro a Michelin tem novidade. Trata-se do novo pneu LTX A/T, para picapes e utilitários-esportivos. Produzido nos Estados Unidos e no Canadá, o LTX A/T chega aos 280 revendedores autorizados da marca no País em sete dimensões – de 235/75 R15 a 265/75 R16, com preços a partir de R$ 498,00 (referência/São Paulo).
De acordo com a fabricante, o seu novo pneu 4×4 todo-terreno atende às novas picapes e utilitários do mercado como Chevrolet S10 e Blazer, Ford Ranger e F250, Mitsubishi Pajero Full e Pajero Sport, Nissan XTerra e Frontier, além de Toyota Hilux e Hilux SW4 – que alcançam níveis de conforto, desempenho e equipamentos semelhantes aos de um carro de passeio, segundo a Michelin.
Isso porque oferece mais durabilidade e melhor tração ?off-road? aliadas a maiores níveis de conforto, desempenho e ausência de ruídos na estrada, garante a empresa. E a Michelin comprova esses atributos em números reais. Em relação à média de dois dos principais concorrentes, testes realizados pelo Centro de Tecnologia Michelin nos Estados Unidos apontaram que seu novo pneu dura até 30% a mais – feitos com pneus na dimensão LT 245/75 R16, segundo a fabricante.
Em notas de qualificação de testes realizados em diferentes tipos de terreno, o LTX A/T também apresentou maior tração fora-de-estrada – com avaliação ?off-road? superior em até 12%. Por fim, de acordo com a empresa, destacaram alto nível de conforto no asfalto (6% mais silencioso e 4% melhor em sensação de conforto comparados aos mesmos concorrentes).
O novo pneu agrega uma série de tecnologias exclusivas da Michelin. Para maior aderência e tração ?off-road?, por exemplo, foi aplicada a tecnologia Biting Edges – que consiste em blocos de topo mais entalhados para cavar em qualquer superfície, seja em lama, pedras ou vegetação úmida. Quanto ao aumento da durabilidade se deve ao processo Michelin Advanced MaxTouch Construction, que se vale de uma terceira cinta de aço para habilitar o pneu a trabalhos mais duros.
A Michelin também cita a tecnologia Comfort Control, que oferece uma condução mais confortável, graças à precisão dada pela técnica de fabricação, e elevada redução de vibração e ruído por conta de seu desenho. Este pneu tem um desempenho superior, pois é um todo-terreno capaz de aliar uma direção confortável e silenciosa no asfalto a uma melhor tração ?off-road?, tudo isto alinhado a uma excelente durabilidade.
Com o novo pneu, a Michelin ambiciona alcançar, em cinco anos, uma participação de cerca de 11% nesta mesma faixa de mercado. Hoje, a participação da marca é de cerca de 9% do mercado de pneus todo-terreno para SUVs.