Novo Picasso ganha estilo inovador

ja851_170806.jpgDerivada do C4, a minivan da Citroën ganhou estilo menos controvertido, sete lugares e recursos inovadores. Os carros da Citroën têm por tradição ser modernos e ousados, mas quase sempre dividem opiniões quanto ao estilo. Isso começa a mudar com a minivan C4 Picasso, a sucessora da Xsara Picasso, que será mostrada no Salão de Paris (em setembro), e deve atender a gregos e troianos.

Sete anos depois de sua primeira minivan desse porte, a montadora francesa aposta em linhas atuais, abrindo mão da originalidade. Mesmo com as formas criativas dos faróis, lanternas traseiras, vidros laterais dianteiros e dos pára-lamas abaulados, será possível confundir a C4 Picasso com algumas concorrentes à primeira vista.

ja852_170806.jpgDestaque é o pára-brisa que se prolonga até acima dos bancos dianteiros, sem interrupção, como no Opel Astra GTC. A Citroën chama atenção para as colunas mais estreitas e oferece ainda um amplo teto solar. A C4 está maior que a Xsara, com 4,59 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura. Seu interior continua ousado, com o painel de instrumentos em posição central, e volante com o cubo fixo como o do C4 "hatch". Novidade são os sete lugares.

No Picasso todos se sentam em bancos individuais, sendo que os da segunda e da terceira fila podem ser rebatidos (em vez de retirados), formando um piso plano. Para fácil acesso aos bancos traseiros, um único comando faz o assento de um banco da segunda fila dobrar-se contra o encosto e o conjunto mover-se à frente.

ja853_170806.jpgQuando dotada do novo câmbio manual automatizado de seis marchas, a C4 Picasso não tem alavanca no console: os comandos de troca ficam na coluna de direção. O freio de estacionamento elétrico está no painel e, em suas extremidades, vêm os controles de ar-condicionado, que possui ajustes separados para quatro áreas. A capacidade de bagagem, de 576 litros com cinco lugares em uso, passa a 1.951 litros com os bancos centrais rebatidos.

Recursos de tecnologia incluem medição eletrônica do espaço para estacionar (o que orienta a escolha de uma vaga adequada) e toca-DVDs com monitores nos encostos de cabeça dianteiros. A suspensão traseira usa molas a ar para um rodar suave. Três motores serão oferecidos: 2,0 litros a gasolina de 143 cv e turbodiesel de 110 e 138 cv. A Citroën afirma que o modelo atual permanecerá em linha "por muitos anos" mesmo na Europa.

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